Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3847
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGauer, Ruth Maria Chittóen_US
dc.contributor.authorLima, Ana Paula Almeidaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:58:41Z-
dc.date.available2013-08-07T18:58:41Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3847-
dc.description.abstractEsta tese trata de identificar as conexões teóricas entre a formação profissional e o discurso militar no Brasil durante o século XIX, a partir da análise do pensamento de oficiais do Exercito, particularmente de representantes do corpo de engenheiros. Até 1850, quando o então ministro da Guerra Manoel Felizardo de Souza e Mello alterou os mecanismos para promoções da oficialidade, a formação militar acadêmica não era requisito para se ascender na carreira das armas. Por outro lado, a Escola Militar, desde sua criação em 1811, era a responsável pela instrução dos corpos científicos do Exército: os artilheiros e os engenheiros. São analisados os pressupostos para a criação da Escola Militar com o objetivo de ilustrar a sua estrutura curricular influenciada pelo iluminismo português. Atrelado ao estudo desta instituição está o resultado da investigação de documentos referentes aos militares que nela se formaram, assim como àqueles responsáveis pela sua manutenção. São analisadas as falas de egressos da Escola Militar, representadas por diferentes formas de discurso.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis intends to identify the theoretical connections between professional formation and military discourses in Brazil during the nineteenth century, from an analysis of the Army officers thought, particulararly of the representatives of Engineers Corps. Until 1850, when the Minister of War, Manoel Felizardo de Souza Mello, changed the mechanisms for promotion of officers, military academic formation was no requirement to move up the professional military forces. On the other hand, the Military Academy, since its creation in 1810, was responsible for instruct the scientific corps of the Army: the gunners and engineers. Is analyzed the conditions for the creation of the Military School in order to illustrate their curriculum influenced by Portuguese Enlightenment. Linked with the study of this institution, is the research result of documents related to the military that it was formed, as well as those responsible for its maintenance. Are analyzed the speeches of graduates of the Military School, represented for different discourses forms.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectBRASIL - HISTÓRIA - SÉCULO XIXpt_BR
dc.subjectMILITARES - ASPECTOS POLÍTICOSpt_BR
dc.subjectENGENHARIA MILITARpt_BR
dc.subjectDISCURSOS POLÍTICOSpt_BR
dc.titleEngenheiros fardados no império: a modernidade no pensamento dos egressos da escola militarpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000448185-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo6,52 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.