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dc.contributor.advisorMonteiro, Charlesen_US
dc.contributor.authorReis, Daniela Görgen dosen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:59:08Z-
dc.date.available2013-08-07T18:59:08Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3890-
dc.description.abstractEsta dissertação tem por objetivo problematizar como o governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio de sua Assesoria de Imprensa do Palácio Piratini construiu a visualidade do movimento da Legalidade através da fotografia. Trata-se de um corpus documental composto de 402 negativos digitalizados, dos quais se selecionou 100 imagens para serem analisadas e interpretadas. Ao longo do trabalho buscou-se compreender a produção das imagens fotográficas pela Assessoria de Comunicação do Palácio Piratini no contexto político e social de redemocratização do Brasil, a partir de 1945 até 1961, assim como de uma nova cultura visual nos anos 1950 (ex. foto-jornalismo, revistas ilustradas e televisão). Observa-se o interesse crescente da elite política pelo uso de novos meios de comunicação visando a difundir de maneira mais eficiente a propaganda política entre as camadas populares através do uso da fotografia. Procedeu-se a análise das imagens através de descritores icônicos (de conteúdo), ou seja, o que aparece na fotografia; juntamente com descritores formais (formas de expressão), que dão conta de como estes elementos aparecem na fotografia, visando a interpretar as formas de representação política do governador Leonel Brizola e demais lideranças, no Movimento da Legalidade (1961).pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims problematizing how the State Government of Rio Grande do Sul through its press assessorship of Piratini Palace photos built the visuality of the movement of Legality. The documentary corpus is composed of 402 scanned negatives, among them were selected 100 images to be analyzed and interpreted. Throughout the work sought to understand the production of photographic images by the Executive power in political and social context of re-democratization of Brazil, from 1945 until 1961, as well as a new visual culture in the years 1950 (photo-journalism, illustrated magazines and television). It was noted that the growing interest of the political elite by the use of new media (especially of photography) to more effectively disseminate political advertising among the popular classes. The analysis of images through iconic descriptors (content), i. e. what appears in the photograph; along with formal descriptors (forms of expression), that realize how these elements appear in the photo, to interpret the forms of political representation of Governor Leonel Brizola and other leaders in the movement of Legality (1961).en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectRIO GRANDE DO SUL - HISTÓRIA - GOVERNO LEONEL BRIZOLApt_BR
dc.subjectFOTOGRAFIA - HISTÓRIApt_BR
dc.subjectFOTOGRAFIA - ASPECTOS SOCIAISpt_BR
dc.subjectIMPRENSA - RIO GRANDE DO SUL - HISTÓRIApt_BR
dc.titleImagens do poder: as fotografias da legalidade pelas lentes da assessoria de imprensa do governo do Estado do Rio Grande do Sul (1961)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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