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dc.contributor.advisorKern, Maria Lúcia Bastosen_US
dc.contributor.authorEtcheverry, Carolina Martinsen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T18:59:10Z-
dc.date.available2013-08-07T18:59:10Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/3895-
dc.description.abstractEsta tese é o resultado de uma reflexão sobre as fotografias dos artistas brasileiros Geraldo de Barros e José Oiticica Filho criadas entre os anos de 1950 e 1964 as quais, por seu caráter abstrato devido ao seu referente não ser claramente identificável constituem um desafio ao observador. No caso do primeiro fotógrafo, analisamos a série Fotoformas, exposta no Masp, em 1950. Do segundo, procuramos analisar suas Abstrações, Formas, Ouropretenses, Derivações e Recriações – nomes estabelecidos pelo próprio Oiticica Filho para suas diferentes séries fotográficas. A autoridade documental da fotografia é questionada através da criação de imagens que se colocam contra a ideia de mimese do real. Procuramos definir o conceito de fotografia abstrata a partir de diversos autores, bem como procuramos inserir este tipo de imagem dentro de um contexto maior das artes visuais e da própria história da fotografia. Utilizamos o método comparativo, partindo da ideia de que as imagens possuem diversas temporalidades, para pensar na negação da valorização do conteúdo em detrimento da forma, negação essa alcançada pelos fotógrafos em técnicas experimentais.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis is a reflection about the photographies of brazilian artists Geraldo de Barros and José Oiticica Filho, created in the period between 1950 – 1964. Because of their abstract character, due to the fact that their referent aren’t clearly identifiable, these photographies challenge the observer. Concerning the first photographer, we analyze the series Fotoformas exposed at MASP, in 1950. For the second, we analyze his Abstrações, Formas, Ouropretenses, Derivações e Recriaçõesnames chosen by Oiticica Filho himself for his different photographic series. The documentary authority of the photography is questioned by the creation of images opposing the idea of mimesis of reality. We seek to define the concept of abstract photography from various authors, as well as to insert this kind of images in a larger context of visual arts and the history of photography. We use the comparative method, starting from the idea that the images have different temporalities, to think about the denial the formula ‘content over form’, achieved by these photographers using experimental techniques.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectHISTÓRIApt_BR
dc.subjectARTES VISUAISpt_BR
dc.subjectABSTRACIONISMO (ARTE)pt_BR
dc.subjectFOTOGRAFIA - BRASILpt_BR
dc.subjectFOTOGRAFIA - HISTÓRIApt_BR
dc.titleFotografia e arte: Geraldo de Barros e José Oiticica Filho (1950- 1964)pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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