Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/3926
Tipo: doctoralThesis
Título: Mágoas do violão: mediações culturais na música de Octávio Dutra (Porto Alegre, 1900-1935)
Autor(es): Souza, Márcio de
Orientador: Monteiro, Charles
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Data de Publicação: 2010
Palavras-chave: HISTÓRIA
MÚSICA - PORTO ALEGRE - HISTÓRIA E CRÍTICA
MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
DUTRA, OCTÁVIO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
Resumo: The present thesis approaches and investigates the artistic experience and work of the south-Brazilian guitarist and composer Octávio Dutra (1884-1937). One of its core ideas seeks the relationships between the creational context of his output and his experience as a cultural mediatory on the musical environment of Porto Alegre, the southern Brazilian Capital. It is assumed that his training, actuation and compositions are characterized by the approach to and dialog between the classical and popular references, mixing tradition and modernity in a time of conservative artistic field, yet in broad transformation and becoming autonomous. In order to throw light on these questions, a bibliographic revision was primarily pursued on the fields of History and Music in order to understand how the Brazilian popular music merged and consolidated in its national scope. The raising of new musical genders is reviewed as well as the musical modernism and the pioneering experience of mediatory musicians during the First Republic. In the regional context, one seeks to understand the artistic experience and the musical compositions by Octávio Dutra in relation to the musical field formation in the city of Porto Alegre. During the First Republic, in the early decades of the 20th century, this composer experienced the process of institutionalization of the Musical Education, urban modernization and the appearance of new sonic technologies. Finally, this research intends to contextualize and interpret historically the musical production of Octávio Dutra. In these regards, the compositional issues are analyzed with focus on its diversity and transformations of the musical genders, as well as the representations of the social urban space implicitly or explicitly expressed in his repertoire. The work examined was composed, edited and/or recorded in a chronology that covers the years from 1900 to 1935.
Esta tese aborda e problematiza a experiência artística e a obra musical do violonista e compositor gaúcho Octávio Dutra (1884-1937). Uma das idéias centrais desenvolvidas busca relacionar os contextos de criação das suas obras à sua experiência de mediação cultural dentro do campo da música na cidade Porto Alegre. Parte-se do pressuposto de que sua formação, atuação e obra caracterizaram-se pelo diálogo entre referências populares e eruditas e pela busca de aproximações entre tradição e modernidade no contexto de um campo artístico em transformação e em vias de autonomização. Para problematizar tais questões recorre-se primeiramente a uma revisão bibliográfica nas áreas da História e da Música, com vistas a compreender como se deu a emergência e a consolidação da música popular brasileira em âmbito nacional no período investigado. Nesse sentido, aborda-se o modernismo musical, os contextos de desenvolvimento dos gêneros musicais e a experiência pioneira de músicos mediadores durante a Primeira República. No âmbito regional, busca-se compreender a experiência artística e as composições de Octávio Dutra no contexto de formação do campo musical na cidade de Porto Alegre. Nas primeiras décadas do século vinte, este compositor experienciou o processo de institucionalização do ensino musical, de modernização urbana e o surgimento de novas tecnologias sonoras. Por fim, busca-se contextualizar e interpretar historicamente a produção musical de Octávio Dutra. Neste aspecto são analisadas as questões composicionais que envolvem a diversidade e a transformação dos gêneros musicais, bem como as representações do espaço social urbano expressadas de forma explícita ou implícita no seu repertório, composto, editado e/ou gravado numa cronologia que abarca os anos de 1900 à 1935.
URI: http://hdl.handle.net/10923/3926
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

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