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dc.contributor.advisorBarbisan, Leci Borgesen_US
dc.contributor.authorRörig, Cristinaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:00:37Z-
dc.date.available2013-08-07T19:00:37Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/4009-
dc.description.abstractO objetivo maior deste trabalho é o de propor a leitura em língua inglesa pela Teoria da Argumentação na Língua (TAL) – a qual preconiza que a argumentação está na língua. Esse estudo insere-se na área da Semântica Argumentativa de Oswald Ducrot e colaboradores. Para a realização da presente proposta, foram selecionados seis discursos em língua inglesa de livros didáticos de ensino médio para análise pela TAL. Foram identificados os encadeamentos argumentativos que constituem o discurso, que são as unidades de sentido, e estudados com base em conceitos da segunda fase da TAL (Polifonia), e da terceira fase (Teoria dos Blocos Semânticos). Analisou-se também a proposta de leitura dos livros didáticos, para verificar qual abordagem teórica é adotada por esses materiais. Conclui-se o trabalho com uma reflexão sobre a construção do sentido no discurso. A TAL considera a construção do discurso com base nos elementos lingüísticos, na enunciação, e explica a construção de sentido na e pela linguagem. O presente estudo do discurso em língua inglesa pela TAL oferece, dessa forma, subsídios teóricos para o professor de língua inglesa e complementa os trabalhos realizados à luz de outras teorias.pt_BR
dc.description.abstractThis academic work aims to propose reading in English through Argumentative Linguistic Theory (ALT), which sustains that argumentation is on language. This study takes part at Argumentative Semantic area, developed by Oswald Ducrot. In order to do this research, six discourses written in English were selected from didactic books used in high school level. The argumentative chains that build discourse were identified. They are considered meaning units and they were studied based on the second phase of ALT (Polyphony), and third phase (Semantic Blocs Theory). The reading proposals from didactic books were also analyzed to verify the theoretical view behind these materials. The research is concluded with a reflection about meaning construction in discourse and argumentative comprehension, which is not completely possible when a traditional grammar approach is adopted to teach a foreign language. ALT considers meaning based on linguistic elements, enunciation, and it explains meaning on and through language. So this academic research shows an alternative proposal to work discourse analysis in foreign language classrooms, specifically English language classrooms. It also helps teachers offering theoretical support to their reading classes.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectINGLÊS - ENSINOpt_BR
dc.subjectLINGUÍSTICApt_BR
dc.subjectSEMÂNTICApt_BR
dc.subjectARGUMENTAÇÃOpt_BR
dc.subjectLEITURApt_BR
dc.subjectANÁLISE DO DISCURSOpt_BR
dc.titleA leitura em língua inglesa pela teoria da argumentação na línguapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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