Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/4019
Tipo: doctoralThesis
Título: A polifonia do olhar
Autor(es): Heringer, Nídia
Orientador: Assis Brasil, Luiz Antonio de
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Fecha de Publicación: 2007
Palabras clave: TEORIA LITERÁRIA
NARRATIVA LITERÁRIA
LEITURA
ESTÉTICA (LITERATURA)
LEITURA - ASPECTOS SOCIAIS
Resumen: The presented thesis claims to the dialectic operation from a “polyphony of the look” and, through this proposal, shows how multiple in meaning are the narratives, beyond agree itself directly with the cultural context of the present time. The look is, in this proposal, considered a flexible vector that instruments itself to (re) elaborate by the said and writing word, new literary and cultural panels. The selected theoretical suplements link themselves to the textual plurality and enclose the fields of history and many" lines" of the theory of literature. The selected narratives are analyzed with the intent of attest the pertinence of the developed idea and therefore, already aware of the" polyphony look". Here they are the"hibridization look" of O queijo e os vermes; the"broken pacts look" that O resto é silêncio extends; Terra Papagalli and"genealogy look"; the"absent looks" of the Ensaio sobre a cegueira and the"errant look" situated by Imitação da morte.
A tese apresentada postula a vigência dialética de uma “polifonia do olhar” e, através dessa proposição, mostra o quão múltiplas em significação são as narrativas, além de coadunar-se diretamente com o contexto cultural da atualidade. O olhar é, nessa proposta, considerado um vetor flexível que se instrumentaliza para (re)elaborar, pela palavra dita e escrita, novos painéis literários e culturais. Os aportes teóricos seleciona-dos concatenam-se à pluralidade textual e abrangem os campos da história e várias “linhas” da teoria da literatura. As narrativas selecionadas são analisadas com o intento de evidenciar a pertinência da idéia desenvolvida e, por conseguinte, já construtos do “olhar polifônico”. Aqui estão o “olhar hibridação” de O queijo e os vermes; o “olhar pactos rompidos” que O resto é silêncio dimensiona; Terra papagalli e um “olhar genealogia”; os “olhares ausentes” do Ensaio sobre a cegueira e o “olhar errante” situado por Imitação da morte.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4019
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000387987-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo791,74 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.