Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/4026
Tipo: masterThesis
Título: A pintura verbal de Armindo Trevisan
Autor(es): Mello, Renato Dias de
Orientador: Moreira, Alice Therezinha Campos
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Fecha de Publicación: 2005
Palabras clave: LITERATURA RIO-GRANDENSE - HISTÓRIA E CRÍTICA
POESIA RIO-GRANDENSE - HISTÓRIA E CRÍTICA
TREVISAN, ARMINDO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
PINTURA
LEITURA
Resumen: Esta dissertação tem por objetivo analisar a relação entre o espaço poético e o pictórico como produtores de sentidos nos poemas intertextuais de Armindo Trevisan. Também estuda a estrutura poética da obra do autor, bem como os quadros dos pintores. Trevisan é um poeta ainda pouco estudado no universo acadêmico. Tem recebido da crítica e da mídia crescente reconhecimento, tanto como poeta quanto como ensaísta de arte. Embora o trabalho tenha como recorte somente os poemas pictóricos, analisou-se quase toda a sua obra poética, constituída de quinze livros, a contar da estréia, com A surpresa de ser (1967), até Os sonhos nas mãos (2004). Procurou-se comprovar que os poemas pictóricos de Trevisan não são meras descrições de quadros, mas deslocam o olhar do observador para um espaço determinado, possibilitando releitura diferenciada que, por sua vez, leva a outras, criando instantes de surpresa que fazem com que o observador retorne aos poemas num movimento circular. Em nível metodológico, utilizaram-se conceitos de Bachelard, ensaios do livro Intertextualidade (1979) e Espaço e textualidade: quatro estudos quase-semióticos de Pino (1998). Fazem parte do método de análise as considerações sobre a poesia e suas possibilidades de leitura, conforme o poeta inglês W. H. Auden em A mão do artista (1993), a Obra poética (1995) de Fernando Pessoa, e os livros Reflexões sobre poesia (1993) e A poesia: uma iniciação à leitura poética (2000) de Trevisan.
This essay aims to analyze space-poetical and pictorial relation as producers of meaning in Armindo’s Trevisan inter-textual poems. It also deals with the poetical structure of the author’s work, as well as the pictures of the painters. Although Trevisan has been widely recognized by media and critics both as poet and art essayist, he is not object of study of scholars yet. Albeit this work uses only pictorial poems as examples, we have analyzed almost all of his poems, which are found in fifteen different books, from his first appearance in A surpresa de ser (1967) to Os sonhos nas mãos (2004). It was intended to demonstrate that Trevisan’s pictorial poems are not mere descriptions of pictures, but indeed they focus the readers attention on a specific space, allowing a differentiated reading, which in its turn allows others, creating instants of surprise that make the reader to turn back to the poems in a circular motion. For methodological aspects Bachelar’s concepts were used, as well as essays of the following books: Intertextualidades (1979) and Espaço e textualidade: quatro estudos quase-semióticos de Pino (1998). It also makes part of the analyzing method considerations on poetry and its possibilities of reading, according to the English poet W. H. Auden in A mão do artista (1993) and Obra poética (1995) from Fernando Pessoa and Reflexões sobre poesia (1993) and A poesia: uma iniciação à leitura poética (2000) from Trevisan.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4026
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000398248-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo8,72 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.