Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/4031
Tipo: masterThesis
Título: Consciência fonológica do português do Brasil: descrição e análise de cinco testes
Autor(es): Ramos, Norma Suely Campos
Orientador: Lamprecht, Regina Ritter
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2005
Palavras-chave: METALINGUÍSTICA
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
METAFONOLOGIA
METACOGNIÇÃO
ESCRITA - APRENDIZAGEM
LEITURA - APRENDIZAGEM
PORTUGUÊS
Resumo: Este estudo tem como objetivo descrever e analisar pesquisas sobre a consciência fonológica do português do Brasil, que trazem propostas de instrumentos de avaliação da metafonologia, ou seja, que trazem propostas de testes de consciência fonológica. Cinco pesquisas foram descritas e analisadas considerando: objetivos, sujeitos, tarefas, habilidades, níveis de consciência e possível interferência do sistema alfabético. Constatou-se que todos os estudos investigaram a consciência fonológica em crianças, relacionando-a, direta ou indiretamente, com a aprendizagem da língua escrita, entendendo-a como necessária para a compreensão da relação estabelecida entre língua falada e língua escrita. A consciência fonológica pode auxiliar a aprendizagem da escrita por crianças com desvios fonológicos evolutivos, contribuindo para a superação desses desvios e pode ser estimulada artificialmente, aumentando os níveis de recodificação e auxiliando a aprendizagem da língua escrita.
This study has as objective to describe and to analyze researches on the phonologic conscience of the Portuguese of Brazil that bring proposals of instruments of evaluation of the meta-phonologic, that is, bring proposals of tests of phonologic conscience. Five researches had been described and had been analyzed considering: objectives, citizens, tasks, abilities, levels of conscience and possible interference of the alphabetical system. It was evidenced that all the studies had investigated the phonologic conscience in children, relating, directly or indirectly, with the learning of the written language, understanding it as a necessary element to the relation established between oral language and written language. The phonologic conscience can help the learning of writing for children with Evolutionary Phonologic Disorder - EFD, contributing for the overcoming of phonologic shunting, and can be stimulated artificially, increasing the re-codification levels and assisting the learning of the written language.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4031
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