Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/4031
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLamprecht, Regina Ritteren_US
dc.contributor.authorRamos, Norma Suely Camposen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:00:52Z-
dc.date.available2013-08-07T19:00:52Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/4031-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo descrever e analisar pesquisas sobre a consciência fonológica do português do Brasil, que trazem propostas de instrumentos de avaliação da metafonologia, ou seja, que trazem propostas de testes de consciência fonológica. Cinco pesquisas foram descritas e analisadas considerando: objetivos, sujeitos, tarefas, habilidades, níveis de consciência e possível interferência do sistema alfabético. Constatou-se que todos os estudos investigaram a consciência fonológica em crianças, relacionando-a, direta ou indiretamente, com a aprendizagem da língua escrita, entendendo-a como necessária para a compreensão da relação estabelecida entre língua falada e língua escrita. A consciência fonológica pode auxiliar a aprendizagem da escrita por crianças com desvios fonológicos evolutivos, contribuindo para a superação desses desvios e pode ser estimulada artificialmente, aumentando os níveis de recodificação e auxiliando a aprendizagem da língua escrita.pt_BR
dc.description.abstractThis study has as objective to describe and to analyze researches on the phonologic conscience of the Portuguese of Brazil that bring proposals of instruments of evaluation of the meta-phonologic, that is, bring proposals of tests of phonologic conscience. Five researches had been described and had been analyzed considering: objectives, citizens, tasks, abilities, levels of conscience and possible interference of the alphabetical system. It was evidenced that all the studies had investigated the phonologic conscience in children, relating, directly or indirectly, with the learning of the written language, understanding it as a necessary element to the relation established between oral language and written language. The phonologic conscience can help the learning of writing for children with Evolutionary Phonologic Disorder - EFD, contributing for the overcoming of phonologic shunting, and can be stimulated artificially, increasing the re-codification levels and assisting the learning of the written language.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectMETALINGUÍSTICApt_BR
dc.subjectAQUISIÇÃO DA LINGUAGEMpt_BR
dc.subjectMETAFONOLOGIApt_BR
dc.subjectMETACOGNIÇÃOpt_BR
dc.subjectESCRITA - APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subjectLEITURA - APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subjectPORTUGUÊSpt_BR
dc.titleConsciência fonológica do português do Brasil: descrição e análise de cinco testespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000416793-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo920,96 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.