Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/4041
Type: doctoralThesis
Title: Um CLIC para perpetuar a felicidade clandestina: reflexões sobre mediação de leitura
Author(s): Zancani, Cristine Lima
Advisor: Aguiar, Vera Teixeira de
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Issue Date: 2008
Keywords: LEITURA
LEITORES - FORMAÇÃO
LEITURA - PROMOÇÃO
LEITURA - MEDIADORES
Abstract: Esta tese, intitulada Para perpetuar a felicidade clandestina: reflexões sobre mediação de leitura, tem como objeto de estudo a mediação de leitura, a partir da figura do mediador que atua no CLIC, projeto de pesquisa inserido no Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul / PUCRS. A trajetória de formação do mediador de leitura começa quando, ao ouvir ou ler histórias, identifica esse momento como fonte de prazer. Tal constatação parte de uma entrevista, com uma amostra de mediadores. As respostas do questionário proposto são examinadas com base na seguinte metodologia: análise, interpretação e cruzamento de dados, relacionando as histórias de leitura dos mediadores às histórias do CLIC. Com isso é possível contribuir para a criação de parâmetros de formação e atuação de mediadores, que possam ser seguidos por outros grupos envolvidos na promoção da leitura.
This thesis, entitled To perpetuate clandestine happiness: reflections on reading mediation, has the reading mediator as its object of study, from the figure of the mediator who acts in CLIC, research project inserted on the Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)´s Post-Graduation Program in Letters. The path of the reading mediator formation begins when, reading or listening to stories, he or she identifies this moment as a source of pleasure. Such evidence rests upon an interview with a mediator’s sample. The answers to the questionnaire purposed are examined based on the following methodology: analysis, interpretation and data crossing, relating the mediator’s reading histories to CLIC histories. Therewith it is possible to contribute to the creation of parameters to mediators’ formation and actuation, which could be followed by other groups engaged on reading promotion.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4041
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