Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/4050
Tipo: doctoralThesis
Título: A produção de poesia lírica das mulheres sul-rio-grandenses: uma escrita amarfanhada
Autor(es): Bairros, Maria Helena Campos de
Orientador: Aguiar, Vera Teixeira de
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Fecha de Publicación: 2004
Palabras clave: LITERATURA RIO-GRANDENSE - HISTÓRIA E CRÍTICA
POESIA LÍRICA
MULHERES NA LITERATURA
HISTORIOGRAFIA LITERÁRIA
Resumen: A tese analisa a poesia escrita pelas mulheres do Rio Grande do Sul, do século XIX até a contemporaneidade, tomando-se como referência os registros e as omissões da historiografia literária sulina acerca dessa questão, a fim de resgatar a trajetória silenciada da produção lírica. A abordagem privilegia, no fato literário, também a sua dimensão social, propondo a investigação das condições de criação, das formas de publicação, das maneiras de circulação e do modo como a crítica especializada e os leitores receberam a poesia lírica das escritoras do Estado. Para alcançar esse propósito, elege-se, como orientação teórica, a estética da recepção tal como se encontra formulada por Hans Robert Jauss. Intenta-se, com essa abordagem, conhecer a tradição meio amarfanhada da trajetória literária das mulheres sul-riograndenses no que tange à publicação e à recepção da poesia, buscando-se as razões pelas quais essa modalidade de literatura, quando escrita por sujeitos pertencentes ao sexo feminino, surge como uma espécie de sussurro à sombra das demais produções eleitas pela tradição.
This thesis analyzes the poetry written by women from Rio Grande do Sul, Brazil, from the 19th century to contemporary times, based on what has been registered and on what has been omitted by the literary historiography of the state of Rio Grande do Sul concerning these literary productions, and aiming at winning back these silenced journeys of lyrical productions. This approach also emphasizes the literary fact in its social dimensions, and proposes an inquiry on the conditions of creation, on the forms and means of publication and circulation, as well as on the manner readers and specialized critics received, responded to, and/or perceived the lyrical works of these local women writers. The aesthetic of reception, as presented by Hans Robert Hauss, constitutes the theoretical framework of this research. Its purpose is to construct knowledge on the half-forgotten literary journeys of these women writers in relation to production, publication and reception of their literary works, while, at the same time, trying to explain why these female voices appeared just like muffled whispers that had been shaded by literary male productions elected by literary tradition.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4050
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000428084-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo3,1 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.