Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/4098
Tipo: masterThesis
Título: A construção do sentido em tiras
Autor(es): Rocha, Viviane Sobral Ribas da
Orientador: Barbisan, Leci Borges
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2006
Palavras-chave: LINGUÍSTICA APLICADA
ARGUMENTAÇÃO
ANÁLISE DO DISCURSO
HISTÓRIA EM QUADRINHOS - ANÁLISE LINGUÍSTICA
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar como se constrói o sentido em tiras numa perspectiva argumentativa. Para tanto, são utilizados conceitos fundamentais da Teoria da Argumentação na Língua (TAL), de Oswald Ducrot e Jean Claude Anscombre, mais precisamente no que se refere ao seu terceiro e atual momento: a Teoria dos Blocos Semânticos, que tem a colaboração de Marion Carel. Essa teoria preconiza o estudo do funcionamento da linguagem em uso possibilitando a compreensão do sentido no discurso, por isso a escolhemos para embasar este trabalho.
Cette recherche a pour but de vérifier comment est construit le sens dans des bandes dessinées à partir d´une théorie argumentative. Pour cela sont utilisés les principes sur lesquels se fonde la Théorie de l´Argumentation dans la Langue (TAL) créée par Oswald Ducrot et Jean-Claude Anscombre. Nous prenons les écrits actuels qui constituent la Théorie des Blocs Sémantiques, produits avec la collaboration de Marion Carel. Comme cette théorie s´occupe du fonctionnement du langage lorsqu´il est employé par un locuteur permettant donc la compréhension du sens du discours, nous l´avons choisie comme fondement de notre travail. fre
URI: http://hdl.handle.net/10923/4098
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000389263-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,82 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.