Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/4110
Type: doctoralThesis
Title: Uma conexão entre leitura, escritura e consciência textual
Author(s): Chaves, Jésura Lopes
Advisor: Pereira, Vera Wannmacher
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Issue Date: 2011
Keywords: LINGUÍSTICA
LEITURA
ESCRITA
ARGUMENTAÇÃO
Abstract: Esta tese consiste em um estudo científico que investiga a relação entre compreensão leitora, consciência textual e escritura argumentativa, pautando-se especialmente em postulados psicolinguísticos. Busca-se, assim, contribuir para o aprimoramento de práticas pedagógicas concernentes à leitura e à produção textual, considerando o importante papel que a consciência exerce nesse processo. Os objetivos da pesquisa residem, primeiramente, em verificar a correlação entre as variáveis em pauta; a seguir, em propor estratégias pedagógicas que possam potencializar a compreensão leitora e a escritura de textos argumentativos por intermédio da consciência textual. Nesse intuito, avalia-se o desempenho de setenta e quatro alunos do primeiro, do segundo e do terceiro ano do ensino médio por meio de testes específicos. Procede-se, então, à análise de correlação entre duas variáveis separadamente, em cada ano escolar, pelo cálculo do coeficiente de correlação linear de Pearson (r). Os resultados da pesquisa confirmam a correlação entre as variáveis avaliadas, que se estabelecem sob diferentes índices. A partir da análise dos dados obtidos, que oferecem importantes indícios sobre o comportamento dos sujeitos, postula-se sobre a necessidade de se estimular mais precocemente o raciocínio argumentativo nas escolas, com base em atividades de reflexão e de automonitoramento.
This dissertation consists of a scientific study that investigates the relationship among reading comprehension, textual awareness and argumentative writing, basing especially in Psycholinguistic assumptions. Its aim is to contribute to the improvement of educational practices related to reading and to production of texts, taking into account the important role that consciousness plays in this process. The research objectives lie, first, in verifying the correlation among the variables in focus; then, in proposing pedagogical strategies that can enhance the reading comprehension and the writing of argumentative texts through textual awareness. In order to accomplish these goals, the performance of seventy-four students from the first, second and third years of high school is evaluated by means of specific tests. After that, the correlation between two variables is analyzed separately for each school year by calculating the Pearson linear correlation coefficient (r). The survey results confirm the correlation between the analyzed variables, which are established under different rates. From the data analysis, which provides important clues about the subjects' behavior, the need of stimulating early argumentative reasoning in schools is postulated, based on activities of reflection and on self-monitoring.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4110
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000437337-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo914,79 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.