Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/4129
Tipo: masterThesis
Título: Diálogos de quatro séculos de autos portugueses: aproximações entre o teatro de Gil Vicente (1465?-1537?) e os autos de António Aleixo (1899-1949)
Autor(es): Barros, Robertson Frizero
Orientador: Remédios, Maria Luíza Ritzel
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2007
Palavras-chave: LITERATURA PORTUGUESA - HISTÓRIA E CRÍTICA
ALEIXO, ANTÓNIO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
VICENTE, GIL - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
TEATRO PORTUGUÊS - HISTÓRIA E CRÍTICA
Resumo: António Aleixo (1899-1949), poeta popular português, de pouca instrução formal, tornou-se um caso único na literatura portuguesa por conta não apenas de seu singular talento para a versificação, mas por ter sido sua poesia registrada em livro a partir do trabalho de compilação da obra do poeta ainda em vida. De sua pequena, porém significativa, produção literária destacam-se três textos dramáticos, aos quais sempre foram associadas características pertencentes ao teatro de Gil Vicente (1465?-1537?), considerado o maior dramaturgo português. O presente trabalho propõe-se a analisar os autos escritos por António Aleixo tendo por base teorias fundamentadas nos estudos da sociologia da literatura e nas teorias do drama, no intuito de comparar tais textos dramáticos com os elementos de composição do teatro vicentino, identificando suas possíveis aproximações.
António Aleixo (1899-1949), Portuguese popular poet of very little formal education, became a unique case in the Portuguese Literature not only for his talent to write verses, but also for having his poetry registered in a book from a compilation work while he was still living. From Aleixo’s small, but meaningful production, it is possible to emphasize three plays which have been associated to the characteristics of the work from the greatest Portuguese playwright, Gil Vicente (1465?-1537?). This paper aims at analyzing the autos written by António Aleixo by identifying its possible connections to Gil Vicente’s work. The studies of Sociology of Literature and the Theories of Drama are used to such comparison.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4129
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