Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/4154
Type: masterThesis
Title: Inferir e predizer: pontos de contato entre psicolinguística e pragmática
Author(s): Saraiva, Jonas Rodrigues
Advisor: Costa, Jorge Campos da
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Issue Date: 2013
Keywords: LINGUÍSTICA
PSICOLINGUÍSTICA
PRAGMÁTICA
INFERÊNCIA
PREDIÇÃO (LINGUÍSTICA)
Abstract: Psicolinguística e Pragmática são áreas da linguística que mantêm pontos teóricos convergentes, sendo o principal deles a possibilidade de ver a linguagem como processo cognitivo. Este trabalho aborda dois aspectos das referidas áreas buscando compará-los e aproximá-los: inferência, pelo enfoque das teorias pragmáticas, e predição, sob o prisma da teoria psicolinguística das Estratégias de Leitura. Por meio da análise minuciosa das pistas linguísticas de um texto de gênero radiopropaganda, busca-se demonstrar a relação entre inferência e predição ao compreender.
Psicolingüística y Pragmática son áreas de la lingüística que mantienen puntos teóricos convergentes, siendo el principal de ellos la posibilidad de ver el lenguaje como proceso cognitivo. Este trabajo aborda dos aspectos de las referidas áreas buscando compararlos y aproximarlos: inferencia, por la perspectiva de teorías pragmáticas, y predicción, bajo el enfoque de la teoría psicolingüística de Estrategias de Lectura. Por medio del análisis minucioso de las pistas lingüísticas de un texto de género radio-propaganda, se busca demostrar la relación entre inferencia y predicción en la comprensión. spa
URI: http://hdl.handle.net/10923/4154
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000446701-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo880,11 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.