Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/4165
Tipo: masterThesis
Título: Da página ao palco: texto e cena em Sonho de uma noite de verão
Autor(es): Mödinger, Carlos Roberto
Orientador: Zilberman, Regina
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Fecha de Publicación: 2006
Palabras clave: TEATRO INGLÊS - HISTÓRIA E CRÍTICA
SHAKESPEARE, WILLIAM - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
ANÁLISE LITERÁRIA
DRAMATIZAÇÃO
TEATRO BRASILEIRO
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Resumen: Este trabalho apresenta um estudo sobre os elementos propostos pelo dramaturgo no texto Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare; além de informações sobre o contexto teatral no qual a peça foi produzida, o teatro elisabetano. São analisadas duas encenações deste texto: a realizada pelo Grupo Província em 1971, com direção de Luiz Arthur Nunes; e a realizada pela Companhia Rústica de teatro em 2006, com direção de Patricia Fagundes. Verifica-se como, em cada caso estudado, os elementos da linguagem teatral compõem, com o texto, o espetáculo teatral e como as encenações estudadas trataram o texto em termos de fidelidade, além das abordagens usadas para transitar do texto para a cena. A pesquisa demonstra que essa transição exige verdadeira criação e que, para isso, faz-se necessária a junção do que o autor propõe no texto com a leitura que será realizada pelos criadores da cena.
This work presents a study about the elements proposed by the playwright in Midsummer night’s dream, by William Shakespeare, and besides that information about the theatrical context in which the play was produced, the Elizabethan Period. Two performances of this play are analysed here: the first was produced by the Grupo Província in 1971, directed by Luiz Arthur Nunes; and the second was produced by the Companhia Rústica de Teatro in 2006, directed by Patricia Fagundes. In each case of study, it is examined how the theatrical elements together with the text compose the performance and how the directors´ conceptions followed the play in terms of fidelity, beyond the approaches utilized to pass from the text to the stage. The research demonstrates that this transition demands a true creation calling the need of a connection between the author’s proposals and their interpretation by the creators of the scene.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4165
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000388430-Texto+Completo+Anexo+A-1.pdfTexto Completo Anexo A11,81 MBAdobe PDFAbrir
Ver
000388430-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo433,68 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.