Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/4174
Type: doctoralThesis
Title: Um estudo com crianças de 3ª série do ensino fundamental sobre compreensão de histórias infantis, procedimentos de leitura e nível de satisfação: uma interface psicolinguística e literatura
Author(s): Silva, Vera Regina Silva da
Advisor: Pereira, Vera Wannmacher
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Issue Date: 2009
Keywords: PSICOLINGUÍSTICA
LEITURA - COMPREENSÃO
LITERATURA INFANTIL
LEITURA - CRIANÇAS
LEITURA - ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract: A Psicolinguística tem estudado o quanto uma criança entende o que está escrito no texto, o nível de profundidade de leitura que ela emprega para compreendê-lo e o quanto ela fica satisfeita com leitura de histórias infantis. A presente pesquisa teve como objetivo investigar a compreensão leitora por crianças de 3ª série da Educação Básica do Ensino Fundamental, os níveis de profundidade de compreensão que ela desenvolve, os procedimentos de leitura utilizados e o nível de satisfação a partir de três situações de pesquisa: (S1) ler sozinho uma história; (S2) escutar alguém lendo uma história e depois ler essa mesma história. E (S3), ouvir alguém contando uma história, depois lê-la sozinho. Foram aplicados seis testes para análise da compreensão; através de um reconto das histórias, questões de perguntas e respostas sobre a compreensão, incluindo questões sobre os níveis de profundidade da compreensão; análise dos procedimentos de leitura (manuseio do livro e tempo de leitura) e do grau de satisfação leitora em 15 crianças de 3ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre. Os dados coletados demonstraram que a compreensão leitora das crianças ficou entre 50 e 74,25% do escore total, o nível de profundidade da compreensão da leitura demonstrado pelas crianças está no nível explícito; os procedimentos de leitura contribuíram de forma positiva para a compreensão das crianças. Quanto ao nível de satisfação, os sujeitos pesquisados deram preferência a que alguém leia uma história infantil para elas, compreenderam melhor a partir de situações de leitura em que elas ouviram a história lida por outra pessoa e que depois elas mesmas leram. Este fato corrobora a ideia de que o reforço de leitura de livros de literatura infantil favorece a compreensão.
How much and how deeply a child really understands what is written and how pleased he/she is when facing the reading of a text are issues that have been addressed by psycholinguistics. This paper has as its main objective to investigate reading comprehension by children in the third grade in elementary school, the reading procedures used and the level of satisfaction based on three situations: (S1) reading a story by him/herself, (S2) listening to someone read the story and then reading the same story and (S3) listening to someone tell the story and then reading the story by him/herself. We have applied six tests for reading comprehension, using storytelling, questions and answers about their comprehension which included questions on their comprehension level and depth; analysis of their reading procedures (book handling and reading time) and level of satisfaction to 15 children taking the third grade in a public school in Porto Alegre. The instruments used to evaluate the reading comprehension scores demonstrated that the children’s reading comprehension was between 50 and 74, 25% of the total reading comprehension score. The level of depth in reading comprehension demonstrated by the children places them in the explicit level. The reading procedures: handling and reading time have contributed in a positive way for the children’s comprehension. The reading satisfaction test showed that the children like it when someone reads the story to them and then they read the story. This fact corroborates the idea that reading reinforcement favors comprehension.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4174
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000412931-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,6 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.