Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/420
Tipo: doctoralThesis
Título: Aplicação de sistemas morfométricos bidimensional e tridimensional e análise hemodinâmica em modelos de corrosão vascular
Autor(es): Gegler, Aderson
Orientador: Souza, Maria Antonieta Lopes de
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Data de Publicação: 2007
Palavras-chave: ODONTOLOGIA
ESTOMATOLOGIA CLÍNICA
MOLDE POR CORROSÃO
MICROSCOPIA ELETRÔNICA
VASOS SANGUÍNEOS
Resumo: O estudo de modelos de corrosão vascular por microscopia eletrônica de varredura (MEV) é uma ferramenta útil na abordagem micro-anatômica de sistemas vasculares, porém estudos quantitativos não são freqüentemente desenvolvidos. Este trabalho é composto por três estudos nesta área de corrosão vascular e microscopia eletrônica de varredura, com ênfase em sistemas de quantificação. No primeiro artigo foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema. Foram abordados métodos de avaliação quantitativa bidimensionais (2D), tridimensionais (3D), princípios teóricos ideais baseados em mínimo volume luminal, força de bombeamento sangüíneo, superfície luminal e força de atrito, bem como de sistemas circulatórios de distribuição e de entrega. Para o entendimento desses sistemas vasculares e a avaliação de suas características hemodinâmicas foram abordados também conceitos fundamentais de mensurações não-dimensionais, como o índice de bifurcação e a razão de área. O segundo trabalho consiste em uma nova proposta para análises quantitativas de sistemas vasculares. São comparadas duas ferramentas de avaliação 2D realizadas por meios de programas de computadores, o laço magnético e o threshold, a um padrão-ouro. Ambos superestimam a quantidade de vasos presentes no sistema, porém o laço magnético tem uma aproximação maior da realidade, quando se avaliam redes vasculares que tendem a ser planas. Já no terceiro estudo, glândulas submandibulares de ratos Wistar foram, pela primeira vez, mensuradas quanto a ângulos e diâmetros de toda a árvore vascular. Os resultados foram avaliados à luz dos princípios teóricos ideais revisados no primeiro artigo e mostram não haver uma associação direta entre o sistema estudado e qualquer deles. Porém, esse resultado deve ser interpretado levando-se em consideração o baixo custo de energia despendido pelo organismo, relatado na literatura, em conseqüência de sistemas que não aderem aos princípios teóricos. A união destes estudos permite concluir que poderosas ferramentas para estudos na área vascular estão disponíveis hoje e, ainda que pouco utilizadas, podem ser aplicadas a diferentes tecidos, órgão ou espécies, sendo eles sadios ou alterados, com o intuito de se obter conhecimento vascular fisiológico e anatômico.
URI: http://hdl.handle.net/10923/420
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000399340-0.pdfTexto Completo151,62 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.