Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/4200
Type: masterThesis
Title: A leitura oral expressiva como variável facilitadora da compreensão
Author(s): Aquini, Janice Maria Pinheiro Machado
Advisor: Poersch, José Marcelino
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Issue Date: 2006
Keywords: COMPREENSÃO DE TEXTOS
LEITURA - COMPREENSÃO
ENSINO FUNDAMENTAL - MÉTODOS DE ENSINO
EXPRESSÃO ORAL - ENSINO
Abstract: Este estudo teve por objetivo verificar se a utilização de um treinamento em leitura oral facilita a compreensão de textos. Para tanto, foram revisados aspectos teóricos relacionados à leitura, à compreensão leitora, ao processamento de leitura e, por fim, à leitura oral e sentido. A seguir, procedeu-se à pesquisa junto a 52 alunos da 3ª série do Ensino Fundamental da escola Marista Nossa Senhora do Rosário, colégio da rede particular de Porto Alegre, distribuídos em um grupo de controle e um experimental. O treinamento foi baseado em aspectos da leitura oral expressiva, tais como: dicção, entonação, fluência, ritmo e rapidez. A análise estatística dos resultados permitiu confirmar as hipóteses através do cálculo do teste t de Student. Concluiu-se, portanto, que a compreensão leitora é facilitada pela aplicação de determinadas atividades de leitura oral.
The aim of this study was to verify whether the use of oral reading activities can facilitate the comprehension of texts. In order to achieve this objective, theoretical aspects related to reading and reading comprehension were reviewed as well as those that deal with reading processing and oral reading and meaning. In the sequence, research was made with 52 students of the third grade of the Elementary School from a private school of Porto Alegre. The reading activities have been based on the expressive oral reading such as diction, intonation, fluency, rhythm and speed. The statistical analysis of the data allowed us to confirm the hypotheses based on the results of the t - Student test. This study concluded that the use of oral reading activities can enhance texts comprehension.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4200
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000388588-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo591,79 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.