Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/4200
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPoersch, José Marcelinoen_US
dc.contributor.authorAquini, Janice Maria Pinheiro Machadoen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:02:22Z-
dc.date.available2013-08-07T19:02:22Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/4200-
dc.description.abstractEste estudo teve por objetivo verificar se a utilização de um treinamento em leitura oral facilita a compreensão de textos. Para tanto, foram revisados aspectos teóricos relacionados à leitura, à compreensão leitora, ao processamento de leitura e, por fim, à leitura oral e sentido. A seguir, procedeu-se à pesquisa junto a 52 alunos da 3ª série do Ensino Fundamental da escola Marista Nossa Senhora do Rosário, colégio da rede particular de Porto Alegre, distribuídos em um grupo de controle e um experimental. O treinamento foi baseado em aspectos da leitura oral expressiva, tais como: dicção, entonação, fluência, ritmo e rapidez. A análise estatística dos resultados permitiu confirmar as hipóteses através do cálculo do teste t de Student. Concluiu-se, portanto, que a compreensão leitora é facilitada pela aplicação de determinadas atividades de leitura oral.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study was to verify whether the use of oral reading activities can facilitate the comprehension of texts. In order to achieve this objective, theoretical aspects related to reading and reading comprehension were reviewed as well as those that deal with reading processing and oral reading and meaning. In the sequence, research was made with 52 students of the third grade of the Elementary School from a private school of Porto Alegre. The reading activities have been based on the expressive oral reading such as diction, intonation, fluency, rhythm and speed. The statistical analysis of the data allowed us to confirm the hypotheses based on the results of the t - Student test. This study concluded that the use of oral reading activities can enhance texts comprehension.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectCOMPREENSÃO DE TEXTOSpt_BR
dc.subjectLEITURA - COMPREENSÃOpt_BR
dc.subjectENSINO FUNDAMENTAL - MÉTODOS DE ENSINOpt_BR
dc.subjectEXPRESSÃO ORAL - ENSINOpt_BR
dc.titleA leitura oral expressiva como variável facilitadora da compreensãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000388588-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo591,79 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.