Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/4212
Type: masterThesis
Title: O livro didático de literatura para o ensino médio
Author(s): Bender, Eliane Andrea
Advisor: Aguiar, Vera Teixeira de
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Issue Date: 2007
Keywords: LITERATURA - ENSINO MÉDIO
TEORIA LITERÁRIA
LIVROS DIDÁTICOS - AVALIAÇÃO
Abstract: A pesquisa, de natureza descritivo-analítica, verifica o conteúdo de literatura nos livros didáticos de Ensino Médio, considerando teorias referentes ao texto literário enquanto tal e outros estudos realizados de campo pedagógico. Sendo um termo complexo, faz com que muitos estudiosos ainda busquem uma definição e, apresentando função social especifica, seu papel pedagógico também requer discussões e esclarecimentos. Tendo como base teorias de sociologia da literatura, considera-se que a literatura apresenta conteúdo social sem perder sua característica própria, a literariedade. E, desde que isso seja respeitado, pode ir para o ambiente escolar e contribuir para a construção do conhecimento. No Ensino Médio, constitui-se enquanto componente curricular, possuindo um estatuto, mas há a possibilidade de ser considerada uma sub-área do ensino de línguas. Essa questão faz-se presente nos livros didáticos que, geralmente, estabelecem divisões em Literatura, Gramática e Redação, dentro da área denominada Português. A análise de três livros didáticos de literatura para o Ensino Médio demonstra tendência no seguimento de determinados cânones, tanto em relação à escolha dos autores como das obras. O conceito de literatura e a classificação em gêneros literários são discutidos, mas sem aprofundamento. Apesar da intertextualidade apresentada, o conteúdo parte de uma seqüência periodológica, que contextualiza as obras historicamente, mas de modo estanque. Há criatividade na exposição de textos e nas propostas de trabalho, estabelecendo-se relações entre a literatura e as demais modalidades artísticas, faltando, porém, uma contraposição entre a natureza de cada qual e propostas que façam com que sejam analisadas suas semelhanças e diferenças, podendo-se chegar, assim, a discussões sobre a especificidade do literário.
La pesquisa, de naturaleza descriptivo-analítica, verifica el contenido de la literatura en los libros didácticos de la Enseñanza Intermediaria, considerando teorías referentes al texto literario mientras tal y otros estudios realizados en el campo pedagógico. Siendo un término complejo, hace con que muchos estudiosos todavía busquen una definición y, como puede ser cuestionable su función social, su papel pedagógico también requiere discusiones y esclarecimientos. Teniendo como bases teóricas de sociología de la literatura, se considera que la misma presenta contenido social sin perder su característica propia, la literalidad. Y, desde que eso sea respetado, puede ir para el ambiente escolar y contribuir para la construcción del conocimiento. En la Enseñanza Intermediaria, se constituye en cuanto componente curricular, poseyendo un estatuto, mas hay la posibilidad de ser confundida con una sub-area de la enseñanza de lenguas. Esa cuestión se hace presente en los libros didácticos que, generalmente, establecen divisiones en Literatura, Gramática y Redacción, haciendo eso parte, en el caso de Brasil, del área denominada Portugués. El análisis de tres libros didácticos demuestra tendencia en el seguimiento de determinados cánones, tanto en relación a la escoja de los autores como de las obras. El concepto de literatura y la clasificación en géneros literarios son discutidos, mas sin aprofundamiento. A pesar de la intertextualidad presentada, el contenido parte de una secuencia periodológica, mas que contribuye para contextualizar a las obras historicamente. Hay creatividad en la exposición de textos y en las propuestas de trabajo, estableciendo relaciones entre la literatura y las demás modalidades artísticas, faltando, entonces, una contra posición entre la naturaleza de cada cual y propuestas que hacen con que sean analizadas sus semejanzas y diferencias, pudiendo llegar, así, a discusiones sobre el término literario. spa
URI: http://hdl.handle.net/10923/4212
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000387405-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo751,23 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.