Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/4228
Type: masterThesis
Title: Escritura, rasura e arremesso!: desconstruir a poética em Antonin Artaud e David Nebreda
Author(s): Ketzer, Estevan de Negreiros
Advisor: Barberena, Ricardo Araujo
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Issue Date: 2013
Keywords: LITERATURA - HISTÓRIA E CRÍTICA
POESIA - ANÁLISE LITERÁRIA
NEBREDA, DAVID - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
ARTAUD, ANTONIN - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
MEDICINA PSICOSSOMÁTICA
Abstract: É delineado um estudo acerca da textualidade poética nos poemas de Antonin Artaud e nos escritos desenhados de David Nebreda. Utiliza-se a hermenêutica da diferença pela via da desconstrução de Jacques Derrida. Em cada um dos autores são examinados três pontos teóricos: primeiro, através da articulação do conceito de escritura e sua derivação em diferensa, rastro e hímen, a partir da desconstrução; em seguida, é pensado o conceito de psicossomática dentro de uma perspectiva psicanalítica, cujo como corpo e psiquismo causam forte interferência; por fim, o conceito de subjétil é examinado em uma dimensão de enlouquecimento e de perda da racionalidade na produção estética contemporânea, pois há o fracionamento da atividade poética com a sua tentativa de adicionar um suporte pictográfico aos textos, desmantelando a percepção tradicional de leitura separada dos processos subjetivos. Busca-se uma leitura dos textos em que a implicação do intérprete se faz premente em um jogo específico com a loucura, tanto na clínica quanto na análise pessoal do pesquisador, de forma a traçar um paralelo unido à atividade artística de Artaud e Nebreda.
It’s sketchy a study about of poetic textuality in the Antonin Artaud’s poems and in the David Nebreda’s designed writes. Used the hermeneutics of difference by the way of Jacques Derrida’s desconstruction. In each of authors are examined three theoretical points: first, beyond articulation of scripture concept and its derivation in difference, trail and hymen, from desconstruction; next, it’s thought the psychossomatic concept inside of a psychoanalytical approach, whose body and psychic cause strong interference; by the last, the subjectile concept is examined in a dimension of madness and loss of rationality in contemporary aesthetic production, for there is the subdivision of poetic activity with its add attempt a pictographic support to texts, dismantling the standard perception of reading separated from subjective process. Looking up a reading which interpreter implication is important for a specific play with madness, both in the clinic as in the researcher personal analysis, in order to draw a parallel attached to artistic activity of Artaud and Nebreda.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4228
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000447108-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,62 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.