Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/4268
Type: doctoralThesis
Title: A influência da terapia do processamento auditivo na compreensão em leitura: uma abordagem conexionista
Author(s): Costa-Ferreira, Maria Inês Dornelles da
Advisor: Poersch, José Marcelino
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Issue Date: 2007
Keywords: LEITURA - COMPREENSÃO
NEUROPSICOLOGIA
CONEXIONISMO
AUDIÇÃO - DISTÚRBIOS
Abstract: Este estudo objetiva a verificação do aumento dos escores de compreensão em leitura através da terapia fonoaudiológica com ênfase no processamento auditivo em crianças de 8 a 11 anos que apresentam distúrbio do processamento auditivo. O grupo experimental foi constituído por 19 participantes que receberam tratamento durante 5 meses. Participaram do grupo de controle 21 participantes que não receberam tratamento fonoaudiológico. Os testes de processamento auditivo e de compreensão em leitura foram aplicados em 2 momentos: antes e depois da terapia, para o grupo experimental, e na primeira e segunda avaliação, para o grupo de controle. Os escores de compreensão em leitura de ambos os grupos foram tratados estatisticamente, permitindo a corroboração da hipótese desta pesquisa: a terapia do processamento auditivo melhora os escores em compreensão leitora do grupo experimental, principalmente no teste de Múltipla Escolha. O resultado da pesquisa constitui prova do processamento por distribuição em paralelo, defendido pelo paradigma conexionista.
This study aims at verifying the increase in reading comprehension scores after phonoaudiological therapy emphasizing the auditory processing in 8 – 11 year-olds who present with auditory processing disorder. The experimental group was constituted of 19 subjects who underwent a five-month treatment. Twenty-one subjects participated in the control group, who did not undergo a phonoaudiological treatment. Tests of auditory processing and reading comprehension were applied in two different moments: both before and after therapy in the experimental group, and both at the first and the second evaluation of the control group. Reading comprehension scores of both groups were statistically treated, thus allowing for the corroboration of the hypothesis of this research: auditory processing therapy improves reading comprehension scores of the experimental group, mainly in the multiple-choice test. The result of this research is an evidence of processing through parallel distribution as proposed by the connectionism paradigm.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4268
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000397340-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo2,53 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.