Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/4268
Tipo: doctoralThesis
Título: A influência da terapia do processamento auditivo na compreensão em leitura: uma abordagem conexionista
Autor(es): Costa-Ferreira, Maria Inês Dornelles da
Orientador: Poersch, José Marcelino
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2007
Palavras-chave: LEITURA - COMPREENSÃO
NEUROPSICOLOGIA
CONEXIONISMO
AUDIÇÃO - DISTÚRBIOS
Resumo: Este estudo objetiva a verificação do aumento dos escores de compreensão em leitura através da terapia fonoaudiológica com ênfase no processamento auditivo em crianças de 8 a 11 anos que apresentam distúrbio do processamento auditivo. O grupo experimental foi constituído por 19 participantes que receberam tratamento durante 5 meses. Participaram do grupo de controle 21 participantes que não receberam tratamento fonoaudiológico. Os testes de processamento auditivo e de compreensão em leitura foram aplicados em 2 momentos: antes e depois da terapia, para o grupo experimental, e na primeira e segunda avaliação, para o grupo de controle. Os escores de compreensão em leitura de ambos os grupos foram tratados estatisticamente, permitindo a corroboração da hipótese desta pesquisa: a terapia do processamento auditivo melhora os escores em compreensão leitora do grupo experimental, principalmente no teste de Múltipla Escolha. O resultado da pesquisa constitui prova do processamento por distribuição em paralelo, defendido pelo paradigma conexionista.
This study aims at verifying the increase in reading comprehension scores after phonoaudiological therapy emphasizing the auditory processing in 8 – 11 year-olds who present with auditory processing disorder. The experimental group was constituted of 19 subjects who underwent a five-month treatment. Twenty-one subjects participated in the control group, who did not undergo a phonoaudiological treatment. Tests of auditory processing and reading comprehension were applied in two different moments: both before and after therapy in the experimental group, and both at the first and the second evaluation of the control group. Reading comprehension scores of both groups were statistically treated, thus allowing for the corroboration of the hypothesis of this research: auditory processing therapy improves reading comprehension scores of the experimental group, mainly in the multiple-choice test. The result of this research is an evidence of processing through parallel distribution as proposed by the connectionism paradigm.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4268
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