Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/4297
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAguiar, Vera Teixeira deen_US
dc.contributor.authorPitta, Patricia Indiara Mageroen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:03:10Z-
dc.date.available2013-08-07T19:03:10Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/4297-
dc.description.abstractO presente estudo consiste numa análise da produção literária de maior repercussão no cenário cultural contemporâneo: as obras da série Harry Potter, de Joanne Kathleen Rowling. Objetivando refletir sobre as possibilidades de influência do conteúdo de suas imagens na construção do imaginário infantil, com base nos postulados de Jung, acerca do funcionamento das imagens fundamentais no inconsciente humano, e de Vigotski, em relação à recepção da obra de arte literária, a investigação é construída a partir da revisão dos caracteres próprios da criança e da literatura infantil, no passado e atualmente, e da contextualização do momento pós-moderno.pt_BR
dc.description.abstractThe present study consists of an analysis of the most renowned literary production in the contemporary cultural scene: the books of the Harry Potter series, written by Joanne Kathleen Rowling. This dissertation, thus, aims to reflect upon the possibilities of the influence played by image contents, present in the book, in the formation of children’s imaginary. The investigation, which departs from Jung’s postulates on the role played by fundamental images in the unconscious, and from Vigotski’s statements on the reception of the literary work, departs from both a review of the child character in children’s literature, both in the past and nowadays, and a contextualization of the post-modern moment.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectLITERATURA INFANTIL - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.subjectHARRY POTTER - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpt_BR
dc.subjectPÓS-MODERNIDADE - CULTURApt_BR
dc.titleA literatura infantil no contexto cultural da pós-modernidade: o caso Harry Potterpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000383319-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo657,06 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.