Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/4299
Type: masterThesis
Title: Predição leitora e coesão lexical na fábula: ensino da língua inglesa
Author(s): Souza, Karine Monteiro de
Advisor: Pereira, Vera Wannmacher
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Issue Date: 2013
Keywords: LINGUÍSTICA
PSICOLINGUÍSTICA
INGLÊS - APRENDIZAGEM
LEITURA - COMPREENSÃO
LEXICOGRAFIA
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo contribuir para estudos na área de Psicolinguística, com foco no desenvolvimento da compreensão leitora por intermédio de atividades de predição de elementos coesivos lexicais em fábulas em Língua Inglesa, não tendo seu foco, portanto, no trabalho com o gênero textual. Constituem-se em participantes da pesquisa três professores de Língua Inglesa e três especialistas em Psicolinguística, os quais são avaliadores dos materiais pedagógicos criados, respondendo aos seguintes instrumentos de pesquisa, respectivamente: Roteiro de investigação da adequação das atividades – Especialistas em Psicolinguística e Roteiro de investigação da adequação das atividades – Professores de Língua Inglesa. Os objetivos de tais instrumentos são: no instrumento dos especialistas em Psicolinguística, avaliar a pertinência das atividades de predição leitora em relação à abordagem da Psicolinguística; no instrumento dos professores de Língua Inglesa, avaliar a pertinência das atividades elaboradas em relação à correta utilização da Língua Inglesa e à adequação para futuras utilizações em sala de aula com alunos de nível intermediário a pós-avançado de proficiência na língua.Os materiais pedagógicos constituem-se nas Pré-atividades de predição leitora e nas Atividades principais de predição leitora. São resultados alcançados: a constituição de um banco de 15 atividades principais e de 9 pré-atividades de predição leitora que podem ser utilizadas em escolas, laboratórios/centros de línguas, cursos livres e/ou em outras instituições que visem ao desenvolvimento da leitura em Língua Inglesa; a confirmação da contribuição do trabalho com a predição leitora para o desenvolvimento da compreensão leitora, bem como da pertinência do trabalho, através de análises das avaliações da predição como facilitadora da leitura de fábulas, pelos sujeitos.
This thesis aims to contribute for studies in Psycholinguistics, focusing on the development of reading comprehension through reading prediction activities of lexical cohesive elements in fables in English. The subjects of the study are three Psycholinguistic experts and three English teachers who are evaluators of the pedagogical materials created: Guide of the appropriateness of the activities – Experts in Psycholinguistic and Guide of the appropriateness of the activities – English Teachers. The instruments are intended to: regarding the teachers, evaluate whether the activities show correct use of the English language and check the suitability for their future use in classrooms with students from intermediate to post advanced levels of proficiency in English; regarding the experts, evaluate the relevance of the Reading prediction activities and the correct Psycholinguistic approach, respectively. The pedagogical materials are the Pre activities of reading prediction and the Main activities of reading prediction. The obtained results with the study are: a bank of 15 main activities and 9 pre reading activities which are adequate to be used in schools, laboratories/centers of language and courses/institution, the verification of the contribution on the work with the reading prediction in the development of the reading comprehension; as well as the relevance of the work as a reading facilitator through the analyses of the participant’s evaluations.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4299
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000447278-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,82 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.