Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/4478
Tipo: masterThesis
Título: Avaliação de um programa de ensino-aprendizagem sobre o metabolismo de cálcio e fósforo para pacientes em hemodiálise
Autor(es): Araújo, Lílian Peres Righetto de
Orientador: D'Avila, Domingos Otávio Lorenzoni
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Data de Publicação: 2008
Palavras-chave: MEDICINA
NEFROLOGIA
DIÁLISE RENAL
ENSINO
APRENDIZAGEM
CÁLCIO - METABOLISMO
FÓSFORO
ESTUDOS DE COORTES
Resumo: Introduction - Patients on chronic hemodialysis have difficulty to adequately follow drug therapy and dietary restrictions aimed at maintaining adequate phosphorus serum levels. Such behavior has been associated with progressive bone disease and multiple bone fractures. The current study aimed at evaluating the effect of an educational program on the metabolism of calcium (Ca), phosphorus (PO4), parathormone (PTH), Ca x PO4 product, as well as on the measures to keep them under control. Methods – A cohort study that enrolled 33 stable hemodialysis patients at Hospital São Lucas da PUCRS and Hospital Moinhos de Vento, randomized to two groups: Control (n=17) and Intervention (n=16), during a three-month period,. The Control group received information on vascular access care and the Intervention group on calcium, phosphorus and PTH metabolism. Knowledge changes regarding the presented themes were assessed by pre and post-class tests. Treatment compliance was assessed by serial laboratory Ca, PO4 and PTH measurements. Results – No statistically significant knowledge changes were observed in any group. In the Intervention group 8/17 patients were competent at the pre, compared to 11/17 at the pos-test (P>0. 001); in the Control group 11/16 patients were competent, compared to 13/17 at the post-test (P>0. 001). A significant decrease in PO4 levels and Ca x PO4 product between time zero and time 1 occurred in both groups, and also in Control group between time 1 and time 2.Conclusion – At the end of this short-timed educational program, no apparent knowledge or behavioral change occurred in any group. It is possible that to be effective educational programs aimed at dialysis patients should be continuously applied.
Introdução: Pacientes em hemodiálise crônica têm dificuldade em manter níveis séricos adequados de fósforo (PO4), possivelmente por não aderirem às medidas terapêuticas recomendadas, ou não observarem as restrições dietéticas sugeridas. Tal comportamento associa-se a doença óssea progressiva e a múltiplas fraturas, em médio e longo prazo. O presente trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos de um programa de ensino-aprendizagem sobre metabolismo e importância dos níveis séricos de cálcio (Ca), PO4, paratormônio (PTH), produto Ca x PO4, bem como sobre medidas para mantê-los controlados, de duração limitada. Métodos: Estudo de coorte, com duração de três meses, que incluiu 33 pacientes em hemodiálise crônica no Hospital São Lucas da PUCRS e no Hospital Moinhos de Vento, randomizados em dois grupos: Controle (n=17) e Intervenção (n=16). O grupo Controle recebeu informação sobre acesso vascular e o grupo Intervenção sobre metabolismo de Ca, PO4 e PTH. A mudança de conhecimento sobre os assuntos apresentados foi avaliada por testes pré e pós-programa e a adesão às medidas propostas por dosagens laboratoriais periódicas de Ca, PO4 e PTH. Resultados: Não houve mudança de conhecimento estatisticamente significante em qualquer dos grupos - no grupo Intervenção, 8/17 pacientes eram competentes no pré-teste e 14/17 no pós-teste (P<0. 001); no grupo Controle, 11/16 eram competentes, passando a 13/16 (P<0. 001). Na avaliação das mudanças de comportamento relacionadas com adesão à dieta e uso de quelantes de PO4, houve redução significativa do nível de PO4 e do produto Ca x PO4 entre o tempo 0 e o tempo 1, em ambos os grupos (P<0. 001 e P<0. 001). Ocorreu redução significativa dos mesmos marcadores, no grupo Controle, entre o tempo 1 e o tempo 2, também. Conclusão: Ao término do programa não ocorreu diferença significativa de conhecimento ou de comportamento. Para serem efetivos, programas de ensinoaprendizagem com pacientes renais crônicos devem ter caráter contínuo.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4478
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