Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/4833
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGuareschi, Neuza Maria de Fátimaen_US
dc.contributor.authorPasini, Vera Lúciaen_US
dc.date.accessioned2013-08-07T19:08:05Z-
dc.date.available2013-08-07T19:08:05Z-
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/4833-
dc.description.abstractEsta tese apresenta uma cartografia dos processos de formação em Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS), tomando a Residência Integrada em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (RIS/GHC) como caso-pensamento que a coloca em movimento. O percurso da escrita revisita acontecimentos na história das RMS desde a década de 1970, registrando elementos significativos em relação a esta proposta, que inicialmente se apresentava como uma aventura proposta por poucos e nos anos 2000 emerge como uma política de formação de profissionais para o SUS. Discutem-se as ferramentas conceituais que sustentam as políticas de aprendizagem presentes neste processo de formação e seus efeitos sobre os processos de produção de subjetividade dos aprendizes e ensinantes envolvidos. A partir dos elementos tomados em análise pelo processo cartográfico são apresentados alguns desafios presentes nas RMS e que apontam para a produção de subjetividades inventivas: a formação em serviço, o trabalho em equipe e a ampliação do conceito de saúde, que se impõe a partir da emergência do SUS. As RMS são consideradas, mais do que espaços de absorção de informações, conhecimentos, modelos, que resultam em especialistas, como um tempo para a reinvenção de si e do mundo, através da crítica ao modelo de racionalidade moderna ainda presente na atenção em saúde e nos processos de ensino-aprendizagem na saúde.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis presents a cartography of the development processes in Health Multiprofessional Residences, taking the Health Integrated Residency of the Conceição Hospital Group, as a case-idea that moves it on. The written journey revisits the history of the HMR‟s since the seventies, registering meaningful events in relation to this proposition. Such proposition, that initially presents itself as an adventure proposed by a few people, nowadays emerges as a professional development policy for the Unified Health System (SUS). In this thesis are discussed the conceptual tools that support the learning policies present in this development process and their effects on the process of subjectivity production of the involved learners and teachers-learners. As from the elements analyzed by the cartographic process, some challenges that have been made by the Health Multiprofessional Residences are presented and they point to the production of inventive subjectivities. These are: at work development, teamwork and the enlargement of the health concept which impose themselves as from the “SUS” emergency. The Health Multiprofessional Residences are considered, more than spaces for the assimilation of information, knowledge and models which will result in experts, as a time for the reinvention of oneself and the world, through the criticisms of the model of modern rationality still present in healthcare and in the process of teaching-learning in health.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectPSICOLOGIA SOCIALpt_BR
dc.subjectFORMAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectSISTEMA ÚNICO DE SAÚDEpt_BR
dc.subjectAPRENDIZAGEMpt_BR
dc.subjectSUBJETIVIDADEpt_BR
dc.titleResidência multiprofissional em saúde: de aventura quixotesca à política de formação de profissionais para o SUSpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000425610-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,53 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.