Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/4928
Type: masterThesis
Title: Estresse e desempenho em concursos públicos
Author(s): José, Fernando Elias Machado
Advisor: Kristensen, Christian Haag
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Issue Date: 2012
Keywords: PSICOLOGIA COGNITIVA
MEMÓRIA
APRENDIZAGEM
ESTRESSE
Abstract: This dissertation consists of two studies, one theoretical and one empirical, presented in the form of articles. The overall objective of this study was to investigate the association between symptoms of stress and performance in public concourses. The first paper is a theoretical review of stress, stressors, stress response, stress and memory and performance, including concepts and relations between them. The empirical article was of an applied nature, with a quantitative approach, with a descriptive objective and a transverse delineation. It was found that among candidates for the examination of the Order of Lawyers of Brazil, Rio Grande do Sul sectional, evaluated before the first stage of the concourse, had a higher approval rate younger candidates and that the stress level was not significant between the approved and disapproved, but the stress phase in which they were.
Esta dissertação é composta de dois estudos, sendo um teórico e um empírico, apresentados na forma de artigos. O objetivo geral do trabalho foi investigar a associação entre sintomas de estresse e desempenho em concursos públicos. O primeiro artigo consiste em uma revisão teórica sobre estresse, estressores, resposta de estresse, memória e estresse e desempenho, incluindo conceitos e relações entre eles. O artigo empírico foi de natureza aplicada, com abordagem quantitativa, objetivo descritivo e delineamento transversal. Constatou-se que, entre os candidatos ao exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Rio Grande do Sul, avaliados antes da primeira fase do concurso, obtiveram um maior índice de aprovação os candidatos mais jovens e que o nível de estresse não foi significativo entre os aprovados e reprovados, mas sim a fase de estresse em que eles estavam. Os resultados deste estudo sugerem que, ao menos na primeira fase do exame da OAB, candidatos aprovados apresentaram tendência a ser mais jovens e apresentar mais indicativos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), mas sem diferenças quanto à presença de estresse em relação aos candidatos reprovados.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4928
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