Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/4957
Tipo: masterThesis
Título: Eventos estressores, estratégias de coping e desempenho escolar em adolescentes
Autor(es): Busnello, Fernanda de Bastani
Orientador: Kristensen, Christian Haag
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Data de Publicação: 2009
Palavras-chave: PSICOLOGIA
PSICOLOGIA DO ADOLESCENTE
APRENDIZAGEM
DESEMPENHO ESCOLAR
ESTRESSE (PSICOLOGIA)
Resumo: A presente dissertação é composta de três estudos, sendo um teórico e dois empíricos, apresentados na forma de artigos. O artigo teórico teve como objetivo verificar as implicações dos eventos de vida estressores, do estresse e das estratégias de coping utilizadas por adolescentes na aprendizagem. Assim, foram explorados os aspectos ambientais, a neurobiologia do estresse e o papel da resiliência em circunstâncias de vida adversas. Os artigos empíricos tiveram natureza descritiva, com dados quantitativos, em um delineamento ex-post-facto, do tipo correlacional. Deste modo, o segundo artigo apresenta um estudo cujo objetivo foi investigar a associação entre eventos estressores, sintomas de estresse e desempenho escolar em adolescentes. Assim, verificou-se a prevalência de estresse em uma amostra de adolescentes, as diferenças no índice de reprovação entre adolescentes com e sem estresse, a associação entre os grupos de sintomas de estresse e o desempenho escolar.Avaliou-se, também, a freqüência e o impacto atribuído pelos indivíduos aos eventos estressores, relacionando esses dados quanto às diferenças entre os sexos e em relação aos índices de aprovação e reprovação. No terceiro artigo foram examinadas as estratégias de coping utilizadas por adolescentes diante de eventos estressores. Além disso, foram verificados sintomas de estresse da amostra. Os achados sugerem uma importante interação entre a exposição a eventos estressores, a manifestação de sintomas de estresse e o prejuízo no desempenho escolar.
This essay is composed of three articles, one theoretical and two empirical. The theoretical article aimed to verify the implications of the stressful events, stress and coping strategies used by adolescents in learning process. Thus, we explored the environmental aspects, the neurobiology of stress and the role of resilience in adverse circumstances of life. The empirical articles present a descriptive nature, with an expost- facto design, correlational. Therefore, the second article presents an empirical study, which aimed to investigate the association between stressful events, symptoms of stress and school performance in adolescents. Thus, we analyzed the prevalence of stress in a sample of adolescents, the differences in the rate of disapproval among adolescents with and without stress, the association between groups of symptoms of stress and academic performance. The frequency and impact given by individuals to stressful events were also evaluated, linking such data with the differences between the sexes and with the rates of approval and disapproval. The third article also consists of an empirical research, in which were examined the coping strategies used by adolescents exposed to stressful events. Furthermore, symptoms of stress were observed in the sample. The findings suggest a significant interaction between exposure to stressful events, the manifestation of symptoms of stress and the impairment in school performance.
URI: http://hdl.handle.net/10923/4957
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