Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/5215
Tipo: doctoralThesis
Título: Programas de capacitação à juventude latino americana: um estudo comparativo entre Argentina e Brasil
Autor(es): Dornelles, Aline Espindola
Orientador: Reis, Carlos Nelson dos
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Data de Publicação: 2013
Palavras-chave: SERVIÇO SOCIAL
MERCADO DE TRABALHO - AMÉRICA LATINA
MERCADO DE TRABALHO - PESQUISAS
TRABALHO E TRABALHADORES
JUVENTUDE
Resumo: Nesta pesquisa realiza-se um estudo comparativo dos programas de capacitação para a juventude da Argentina e do Brasil, que objetivam a inserção no mercado de trabalho e a finalização do estudo primário e/ou secundário, bem como um mapeamento dos programas vigentes na América Latina, entre 1990 e 2010, como uma das respostas construídas às Metas de Desenvolvimento do Milênio. Contextualizam-se alguns aspectos relevantes da trajetória histórica e do ajuste estrutural na América Latina, destacando os processos de transformação produtiva, desde o período colonial ao ajuste nos anos 90, e as modificações sociais que foram consequências deste processo. Descrevem-se e analisam-se aspectos pertinentes à juventude, seus conceitos e configurações, as modificações do mercado de trabalho a partir de 1990 e um mapeamento dos programas de capacitação para a juventude da América Latina, que surgiram a partir de 1990 e estavam em execução até 2010. Realiza-se, ainda, um comparativo entre os programas de capacitação da Argentina e do Brasil, destacando suas convergências e divergências, assim como uma reflexão sobre a contradição entre educação e capacitação, apontando os desafios dos programas de capacitação para a juventude na inserção no mercado de trabalho frente à lógica do capital.
This research conducts a comparative study of the training programs for the youth of Argentina and Brazil intended for the insertion in the job market and the completion of primary and / or secondary education, as well as a mapping of the existing programs in Latin America, between 1990 and 2010, as one of the answers built to the Millennium Development Goals. It contextualizes some relevant aspects of the historical trajectory and the structural adjustment in Latin America, highlighting the processes of productive transformation from the colonial period to the adjustment in the 90s and the social changes that were consequences of this process. It describes and analyzes relevant aspects of youth, its concepts and configurations, changes in the job market since 1990 and a mapping of the training programs for the youth of Latin America that have emerged since 1990 and were running by 2010. It performs a comparison between the training programs in Argentina and Brazil, highlighting their similarities and differences, as well as a reflection on the contradiction between education and training, pointing out the challenges of the training programs for youth insertion in the job market on the logic of capital.
URI: http://hdl.handle.net/10923/5215
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