Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/5271
Tipo: masterThesis
Título: Mulher: de vítima a discípula de Jesus : passagem de uma condição de violência de gênero para condição de discípula e missionária cristã
Autor(es): Unser, Gelci Maria
Orientador: Susin, Luiz Carlos
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Teologia
Data de Publicação: 2009
Palavras-chave: TEOLOGIA
MULHERES E RELIGIÃO
VIOLÊNCIA - VÍTIMAS
MISSIONÁRIOS
Resumo: “Mulher: de vítima a discípula de Jesus. Passagem de uma condição de violência de gênero para condição de discípula e missionária cristã” é uma dissertação de Mestrado, Área de Teologia Sistemática, cuja pesquisa pretende explicar a problemática da conformidade da mulher ou sua capacidade e força de luta para o enfrentamento e superação das situações de violência sofrida em todas as áreas e de diversas formas. O processo de conscientização da mulher sobre essa realidade, pode levar à resistência e à compreensão do seu lugar na sociedade, produzindo mudança nas relações sociais e a integração social da mulher. Esta dissertação examina, em paralelo com a situação presente, a condição da mulher no tempo de Jesus e o que significou a intervenção de Jesus em suas vidas, sendo a fé cristã o caminho para sua libertação. O seguimento de Jesus liberta a mulher que passa de vítima à discípula e missionária cristã, exercendo liderança na comunidade.
“Woman: from a victim to a Jesus Christ´s disciple. There was a change in the violence condition related to genre into disciple as well as Christian missionary” is a Masters dissertation, in the Systematic Theology Area, that aims to explain the issue concerning to woman´s acceptance or her ability to fight in order to face and solve many violent situations suffered in all areas and in many ways. Woman´s awareness process about this kind of reality can lead to resistance and understanding of her position in the society, that has trigged many changes in social relationships and woman´s social integration. This dissertation examines, simultaniously to the present situation, woman´s condition in Jesus Christ time and what was his intervention in her lives, being Christian faith a way to freedom. Following Jesus Christ is a way to make woman free, transforming her situation from victim to a disciple as well as christian missionary, being a leader in the community.
URI: http://hdl.handle.net/10923/5271
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000418140-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo653,93 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.