Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/5449
Tipo: masterThesis
Título: Ciclos econômicos e arranjos institucionais no Brasil: a visão de Ignácio Rangel
Autor(es): Santos, Viviane Freitas
Orientador: Marquetti, Adalmir Antonio
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento
Data de Publicação: 2013
Palavras-chave: ECONOMIA - BRASIL
CRISES ECONÔMICAS - BRASIL
ECONOMIA - TEORIAS
CAPITALISMO
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo investigar as aproximações conceituais e as divergências existentes entre três “escolas” do pensamento econômico contemporâneo, a saber: a Escola da Regulação, a escola da Estrutura Social de Acumulação e Ignácio Rangel. Para tanto, foi feito uma revisão da literatura basilar de cada “escola” estudada, abordando os principais conceitos e discutindo sua interpretação sobre as crises do capitalismo. Por fim, no último capítulo, foram abordadas as impressões de cada “escola” sobre as percepções do modo de produção capitalista, quais as instituições que irão compor as estruturas socioeconômicas e políticas, além, da discussão sobre progresso técnico. Estas considerações trazem as reflexões das “escolas” no estudo das crises do capitalismo, bem como o papel das instituições nas mudanças observadas na história econômica recente para retomar as taxas de lucro. Percebeu-se, portanto, que os argumentos utilizados para compreender a crise da década de 1970 e seus desdobramentos na economia mundial, a partir da ótica da Escola da Regulação e da Estrutura Social de Acumulação já haviam sido apontados por Ignácio Rangel desde o início da década 1940, a partir de suas considerações sobre o Brasil.
This essay aims to research the conceptual similarities and the differences between three "schools" of contemporary economic thought, namely the Regulation School, the School of Social Structure of Accumulation and Ignácio Rangel. For such purpose, it was made an compulsory literature review of each studied "school", dealing with the main concepts and discussing their interpretation about the crises of capitalism. Finally, on the last chapter, it were discussed the impressions of each "school" on perceptions of capitalist mode of production, the institutions which will form socioeconomic structures and policies, besides the discussion on technical progress. These considerations bring the thoughts of the “schools” on the study of the crises of capitalism as well as the role of institutions in observed changes in recent economic history to resume profit rates. Therefore, it was realized that the arguments used to understand the crisis of the 1970s and its implications for the world economy from the perspective of Regulation Theory and Social Structure of Accumulation Theory, they had already been indicated by Ignacio Rangel since the early 1940s, from his considerations about Brazil.
URI: http://hdl.handle.net/10923/5449
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000450049-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo606,45 kBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.