Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/5449
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMarquetti, Adalmir Antonioen_US
dc.contributor.authorSantos, Viviane Freitasen_US
dc.date.accessioned2013-08-23T20:30:00Z-
dc.date.available2013-08-23T20:30:00Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/5449-
dc.description.abstractEsta dissertação tem por objetivo investigar as aproximações conceituais e as divergências existentes entre três “escolas” do pensamento econômico contemporâneo, a saber: a Escola da Regulação, a escola da Estrutura Social de Acumulação e Ignácio Rangel. Para tanto, foi feito uma revisão da literatura basilar de cada “escola” estudada, abordando os principais conceitos e discutindo sua interpretação sobre as crises do capitalismo. Por fim, no último capítulo, foram abordadas as impressões de cada “escola” sobre as percepções do modo de produção capitalista, quais as instituições que irão compor as estruturas socioeconômicas e políticas, além, da discussão sobre progresso técnico. Estas considerações trazem as reflexões das “escolas” no estudo das crises do capitalismo, bem como o papel das instituições nas mudanças observadas na história econômica recente para retomar as taxas de lucro. Percebeu-se, portanto, que os argumentos utilizados para compreender a crise da década de 1970 e seus desdobramentos na economia mundial, a partir da ótica da Escola da Regulação e da Estrutura Social de Acumulação já haviam sido apontados por Ignácio Rangel desde o início da década 1940, a partir de suas considerações sobre o Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThis essay aims to research the conceptual similarities and the differences between three "schools" of contemporary economic thought, namely the Regulation School, the School of Social Structure of Accumulation and Ignácio Rangel. For such purpose, it was made an compulsory literature review of each studied "school", dealing with the main concepts and discussing their interpretation about the crises of capitalism. Finally, on the last chapter, it were discussed the impressions of each "school" on perceptions of capitalist mode of production, the institutions which will form socioeconomic structures and policies, besides the discussion on technical progress. These considerations bring the thoughts of the “schools” on the study of the crises of capitalism as well as the role of institutions in observed changes in recent economic history to resume profit rates. Therefore, it was realized that the arguments used to understand the crisis of the 1970s and its implications for the world economy from the perspective of Regulation Theory and Social Structure of Accumulation Theory, they had already been indicated by Ignacio Rangel since the early 1940s, from his considerations about Brazil.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectECONOMIA - BRASILpt_BR
dc.subjectCRISES ECONÔMICAS - BRASILpt_BR
dc.subjectECONOMIA - TEORIASpt_BR
dc.subjectCAPITALISMOpt_BR
dc.titleCiclos econômicos e arranjos institucionais no Brasil: a visão de Ignácio Rangelpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimentopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000450049-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo606,45 kBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.