Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/5505
Tipo: masterThesis
Título: Indo ao encontro da literatura: uma proposta de trabalho com a série Harry Potter
Autor(es): Moura, Juliane de Souza Nunes de
Orientador: Jacoby, Sissa
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Fecha de Publicación: 2010
Palabras clave: LITERATURA INFANTIL - HISTÓRIA E CRÍTICA
HARRY POTTER - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
LEITURA
ENSINO
Resumen: Esse estudo tem por objetivo discutir a relevância da leitura da literatura na formação humana, bem como a importância de se abordar textos literários no ambiente escolar através de um trabalho diferenciado e significativo. Assim, busca uma proposta que, partindo dos interesses de leitura dos alunos, possa levá-los a se desenvolverem intelectualmente e virem a ler textos mais complexos. Nesse sentido, analisa o caso da série Harry Potter, considerando características, aspectos e motivos principais dessa obra, passíveis de provocar identificação do público pré-adolescente e adolescente. Além disso, discute o benefício da leitura de textos canônicos e a possibilidade de utilizar a série como meio de introduzi-los. Na sequência, apresenta uma proposta de trabalho com sugestões de atividades e discussões para cada um dos sete volumes da série que possibilitem aos alunos lidarem com uma variada gama de temas e estratégias comunicativas, culminando com o desenvolvimento detalhado de duas das propostas.
This thesis discusses the relevance of literature in human formation, as well as the importance of contemplating literary texts in school environment through a differential and meaningful kind of work. Thus it seeks a proposal that enable students to achieve intellectual development and the capacity of reading more complex texts through the reading of works which are agreeable to them. In this sense, this paper analyzes the Harry Potter series, considering main characteristics, aspects, and motives capable of generating identitication in pre-teenager and teenagers. Besides, it discusses the benefit of canonical reading and the possibility of using the Harry Potter series as a means of introducing this kind of literary text. In the sequence, it presents a classroom proposal, with activity and discussion suggestions, to be developed for each one of the Harry Potter books as well as a varied assemblage of themes and communicative strategies. Two of the proposals are unfolded and presented in their details.
URI: http://hdl.handle.net/10923/5505
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000429729-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo801,91 kBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.