Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/5647
Tipo: masterThesis
Título: Proposta teórico-conceitual da memória empresarial: um caminhar de potencialidades
Autor(es): Souza, Renata Cássia Andreoni de
Orientador: Wainberg, Jacques Alkalai
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Fecha de Publicación: 2013
Palabras clave: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
MEMÓRIA INSTITUCIONAL
IDENTIDADE CORPORATIVA
Resumen: Memory, since 1990, has been gaining ground in Brazil‟s corporate environment. Many organizations seek to develop a empresarial memory project, especially at moments when they celebrate their aniversaries, elaborating actions and products that shows their history. However, we try to demonstrate that empresarial memory can go further than these actions and products. We present a theoretical-conceptual proposal to (re) think, understand and develop Programs/Projects of Empresarial Memory, taking in account the Complexity Paradigm three principles: dialogic, recursive and hologrammatical (MORIN, 2000; 2003a; 2003b; 2005; 2007; 2008; 2013). According to it we state that the projects/programs of empresarial memory are constituted by, and are producers of, memorialistic organizational discourses that develop recursively from a conceptual triad – Memory, Communication and Power. In this perspective, memorialistic discourses tend to (re) constitute senses and meanings in and from organization with their different publics. Such senses and meanings are (re) constituted by management of affectionateness and organizational knowledge (which both affectionateness and knowledge come from empresarial memory). We wish to demonstrate that these affectionate memories and knowledge memories can be worked in a continuous and transversal ways to other areas and activities of the company, focusing on different organizational processes. This way, we make a theoretical reflection, working concepts that constitute the triad of our proposal, it‟s (inter) relations and overlapping, with the intent to demonstrate theoretically the potential of projects/programs of empresarial memory of corporate memory in organizational management. We also make an empirical study of the Memory Project of National Bank of Economic and Social Development (BNDES). Its goal is to identify consonants and dissonant theoretical aspects related to our model.
A memória, desde a década de 1990, vem ganhando espaço nos ambientes empresariais do Brasil. Muitas organizações buscam desenvolver um trabalho de memória empresarial, principalmente nos momentos em que comemoram a data de sua fundação, elaborando ações e produtos que evidenciam a sua história e a relação com o seu contexto. Entretanto, buscamos demonstrar que trabalhar a memória empresarial pode ir muito além de elaborar produtos e ações em determinados períodos. Para tanto, apresentamos uma proposta teórico-conceitual para (re) pensarmos, compreendermos e desenvolvermos Projetos/Programas de Memória Empresarial, a partir do Paradigma da Complexidade, através de seus três princípios basilares: dialógico, recursivo e hologramático (MORIN, 2000; 2003a; 2003b; 2005; 2007; 2008; 2013). Nossa proposta parte do princípio de que os projetos/programas de memória empresarial são constituídos por, e produtores de, discursos memorialísticos organizacionais que se desenvolvem recursivamente a partir de uma tríade conceitual – Memória, Comunicação e Poder. Nessa perspectiva, os discursos memorialísticos tendem a (re) constituir sentidos e significados na e da organização com seus diferentes públicos. Tais sentidos e significados são (re) constituídos a partir da gestão das afetividades e dos conhecimentos organizacionais (os quais, tanto afetividades quanto conhecimentos, provêm da memória empresarial). Nesse sentido, buscamos demonstrar que essas memórias afetivas e memórias do conhecimento podem ser trabalhadas de forma contínua e transversal às demais áreas e atividades da empresa, incidindo sobre os diferentes processos organizacionais. Dessa forma, realizamos uma reflexão teórica, trabalhando os conceitos que constituem a tríade da nossa proposta, suas (inter) relações e imbricações, com o objetivo de demonstrar teoricamente as potencialidades dos projetos/programas de memória empresarial na gestão organizacional. Posteriormente, buscamos analisar nossa proposta sobre um caso empírico – o Projeto de Memória do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A análise objetiva identificar pontos consoantes e dissonantes da reflexão teórica que desenvolvemos no presente estudo.
URI: http://hdl.handle.net/10923/5647
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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