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dc.contributor.advisorMoura, Cláudia Peixoto deen_US
dc.contributor.authorRhoden, Valmoren_US
dc.date.accessioned2014-03-01T02:01:06Z-
dc.date.available2014-03-01T02:01:06Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/5651-
dc.description.abstractThe goal of this thesis is to analyse the Digital Public Relations in Higher Education and verify, through case study, its insertion at the Federal University of Santa Maria. Throughout the development of the study, we sought to answer the following question: How the higher education of Public Relations inserts new digital technologies in the training of their students? To this end, we conducted a literature on the topic, including books, dissertations and thesis, annals of events and scientific journals of Communication and Education. The theoretical category Public Relations Digital was developed from Stasiak (2009), with the concept of WebRP, associated with the Digital Journalism, in view Machado (2003, 2007, 2010). In the teaching of Public Relations, the lead author was Moura (2001, 2002, 2007, 2008, 2009). The methodology chosen for the thesis is supported by case study (Yin, 2005) and the discursive textual analysis of Galiazzi and Moraes (2011) to obtain the results in terms of curricular practices offered by the two courses in the Federal University of Santa Maria. Was also carried out an interview with the guidelines for course coordinators and the teacher who participated in the creation of the course area in the Higher Education Center North-RS, Federal University of Santa Maria, and coordinated the last update of the course curriculum in Santa Maria. On a broader level, we analyzed the Normative Resolution nº. 43 of the Federal Council of Public Relations governing the areas of professional activity in the country - the National Curriculum Guidelines of 2002 and 2013, approved by the Ministry of Education. In its development, the study relied on theoretical and empirical research, analyzing results and relating them to the authors adopted as the basis for further thematic. The results showed a gap regarding the insertion of digital courses surveyed. This research aims to contribute to the academic community understand the relevance in discussions of the profession, which requires knowledge of the digital resources of modern times.en_US
dc.description.abstractO objetivo desta tese é compreender as Relações Públicas Digitais no ensino superior e verificar, através de estudo de caso, sua inserção nos cursos da área na Universidade Federal de Santa Maria. Ao longo do desenvolvimento do estudo, procurou-se responder ao seguinte questionamento: Como o ensino superior de Relações Públicas insere as novas tecnologias digitais na formação de seus alunos? Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a temática, incluindo livros, dissertações e teses, anais dos eventos e revistas científicas de Comunicação e Educação. A categoria teórica de Relações Públicas Digitais foi problematizada a partir de Stasiak (2009), com o conceito de WebRP, associada ao do Jornalismo Digital, na visão de Machado (2003, 2007, 2010). No ensino de Relações Públicas, a principal autora utilizada foi Moura (2001, 2002, 2007, 2008, 2009). A metodologia escolhida para a tese está amparada pelo estudo de caso (Yin, 2005) e pela análise textual discursiva de Moraes e Galiazzi (2011) para a obtenção dos resultados em termos de práticas curriculares oferecidas pelos dois cursos da área da Universidade Federal de Santa Maria. Foi realizada, também, uma entrevista por pautas com os coordenadores de curso e com a professora que participou da criação do curso da área no Centro de Educação Superior Norte-RS da Universidade Federal de Santa Maria, e coordenou a última atualização curricular do curso de Santa Maria. Em nível mais amplo, foram analisadas a Resolução Normativa nº 43, do Conselho Federal de Relações Públicas que rege as áreas de atuação profissional no país - as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2002 e de 2013, homologadas pelo Ministério da Educação. Em seu desenvolvimento, o estudo se apoiou em pesquisas teóricas e empíricas, analisando seus resultados e relacionando-os com os autores adotados como base para aprofundar a temática proposta. Os resultados apontaram uma lacuna quanto à inserção do digital nos cursos pesquisados. Com esta pesquisa pretende-se contribuir para que a comunidade acadêmica entenda a relevância nas discussões sobre a profissão, que exige conhecimento dos recursos digitais nos tempos atuais.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectRELAÇÕES PÚBLICAS - ESTUDO E ENSINOpt_BR
dc.subjectTECNOLOGIA DIGITALpt_BR
dc.titleO ensino superior de relações públicas: formação digital, práticas e desafios na UFSMpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

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