Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/5731
Tipo: masterThesis
Título: Aspectos intrapsíquicos de adolescentes do sexo feminino em conflito com a lei a partir do teste de relações objetais
Autor(es): Flach, Katherine
Orientador: Werlang, Blanca Susana Guevara
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Data de Publicação: 2014
Palavras-chave: PSICOLOGIA DO ADOLESCENTE
PSICANÁLISE - ADOLESCENTES
MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS
CRIMINALIDADE FEMININA - PSICOLOGIA
Resumo: A adolescência é um período do ciclo vital imprescindível para o desenvolvimento do indivíduo, no entanto, ao pensar sobre adolescentes em privação de liberdade pelo cometimento de atos infracionais constata-se a ocorrência do inverso do que se espera para esta fase. O crescente envolvimento de adolescentes em atividades em conflito com a lei denuncia uma condição de fragilidade da infância e da adolescência, não apenas em nosso país, como também em todo o mundo, evidenciando-se um problema que merece cada vez mais receber atenção de estudiosos. Este estudo teve como objetivo a identificação de aspectos da realidade intrapsíquica, no que diz respeito às relações objetais internalizadas, de adolescentes do sexo feminino que cometeram atos infracionais e que cumpriam medida de internação socioeducativa através do instrumento europeu denominado Teste de Relações Objetais (TRO). Assim, foi possível organizar duas seções uma teórica e uma empírica. A Seção Teórica aborda o construto que fundamenta o principal instrumento deste estudo, o TRO, através das contribuições de Melanie Klein para a teoria das relações objetais. A Seção Empírica, apresenta um estudo no qual realizou-se um levantamento de frequências e porcentagens das variáveis obtidas através dos instrumentos utilizados com as 21 adolescentes em conflito com a lei participantes desta pesquisa. Todas as participantes encontravam-se cumprindo medida socioeducativa de internação no momento dos encontros. Para a caracterização da amostra foram utilizados uma Ficha de Dados Pessoais e Sóciodemográficos organizada especialmente para este estudo, o Teste Matrizes Progressivas de Raven – Escala Geral (Angelini, Alves, Custódio, Duarte & Duarte, 1999) e o Inventário de Auto-Avaliação para Jovens, ou Youth Self-Report (YSR) (Achenbach & Rescorla, 2001).
Para a investigação dos aspectos da personalidade das participantes, foi utilizado o instrumento projetivo, original de Londres na Inglaterra, denominado Teste de Relações Objetais (Phillipson, 1965/2010). Todo o material obtido, através da administração dos instrumentos citados, foi organizado e analisado a partir de um banco de dados no programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences SPSS, versão 20. 0. Para a interpretação dos dados, lançou-se mão dos aportes teóricos da Psicanálise, especialmente acerca da teoria das relações objetais de Melanie Klein. Os resultados obtidos conduziram à compreensão de importantes aspectos, que revelam precárias condições de constituição psíquica destas adolescentes através de suas percepções sobre as relações interpessoais e produções pouco criativas a partir de suas respostas ao TRO, evidenciando impasses e carências em suas internalizações de relações objetais. Assim, o TRO mostrou-se também um instrumento promissor para o cenário da avaliação psicológica no país, sendo recomendável que mais trabalhos sejam desenvolvidos para que o mesmo possa ser adaptado e utilizado no Brasil.
URI: http://hdl.handle.net/10923/5731
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000453495-Texto+Parcial-0.pdfTexto Parcial2,08 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.