Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/5735
Tipo: masterThesis
Título: Protagonismo da leitura: escola e formação de leitores (Alvorada/RS)
Autor(es): Bitencourt, Tamara Véras de
Orientador: Bastos, Maria Helena Câmara
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Data de Publicação: 2014
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO FUNDAMENTAL
LEITORES - FORMAÇÃO
LEITURA - ENSINO FUNDAMENTAL
HÁBITO DE LEITURA
Resumo: The aim of this study was to contextualize the place of reading in Basic Education, more specifically, in the final grades of Elementary School. It starts of problematic about the existing paradox between recurrent speech that students do not read and / or cannot read and how the reading appears in daily school, It was used the Ideb 's of two municipal schools of Alvorada / RS for the choice of contexts to be researched. The methodological resources used were: literature review, questionnaires to identify the reader profile of subjects and ethnography of the classroom. The schools were chosen according to Ideb 's 2011 : Municipal Elementary School Herbert Jose de Souza – the most Ideb, and Municipal Elementary School Antonio Godoy – the lowest Ideb. In each of the schools a class of seventh grade and their teachers formed the corpus of subjects of this research. In addition to students and teachers, the responsible for school supervision and responsible for libraries also answered questionnaires. The researcher followed the two selected classes for a period of thirty days, composing the ethnography. The protagonism of reading is seen only in its informative dimension. Students read to learn the contents, without that they are taught to read. The readers profiles, both students and teachers, are very similar and do not justify the difference in Ideb 's of two schools. The library of school with the most Ideb was more engaged with the formation of readers than the school with the lowest index. The ethnographic writing becomes apparent the little space dedicated to reading and problems that students and teachers have faced in routine of the school. This study appoints to the need to think about the training of teachers as responsible for the development of literacy throughout the final grades of Elementary School. For the reading becomes protagonist in the school context, it has to be understood in all its dimensions and functions, mainly, it must be the responsibility of all.
O objetivo deste trabalho foi contextualizar o lugar da leitura na Educação Básica, mais especificamente, nas séries finais do Ensino Fundamental. Partindo da problemática acerca do paradoxo existente entre o discurso recorrente de que os alunos não leem e/ou não sabem ler e a forma como a leitura aparece no cotidiano escolar, utilizou-se os Ideb’s de duas escolas municipais de Alvorada/RS para a escolha dos contextos a serem pesquisados. Os recursos metodológicos utilizados foram: revisão bibliográfica, questionários para identificação do perfil leitor dos sujeitos e etnografia da sala de aula. As escolas foram escolhidas de acordo com os Ideb’s 2011: Escola Municipal de Ensino Fundamental Herbert José de Souza – maior Ideb, e Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio de Godoy – menor Ideb. Em cada, uma turma de sétimo ano e seus respectivos professores compuseram o corpus de sujeitos da pesquisa. Além de alunos e professores, as responsáveis pela supervisão escolar e as responsáveis pelas bibliotecas também responderam a questionários. A pesquisadora acompanhou as turmas selecionadas por um período de trinta dias, compondo a etnografia. O protagonismo da leitura é evidenciado apenas na sua dimensão informativa. Os alunos leem para aprender os conteúdos, sem que sejam ensinados a ler. Os perfis leitores, tanto de alunos quanto de professores, são muito semelhantes, não justificando a diferença nos Ideb’s das duas escolas.A biblioteca da escola com maior Ideb mostrou-se mais engajada com a formação de leitores do que a da escola com o índice menor. A escrita etnográfica torna evidente o pouco espaço destinado à leitura e os problemas que têm enfrentado alunos e professores no dia a dia da escola. O estudo aponta para a necessidade de se pensar na formação dos professores como responsáveis pelo desenvolvimento do letramento ao longo das séries finais do Ensino Fundamental. Para que a leitura se torne protagonista no contexto escolar, ela terá que ser entendida em todas as suas dimensões e funções e ser responsabilidade de todos.
URI: http://hdl.handle.net/10923/5735
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