Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/5774
Registro Completo de Metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLacerda, Miriam Pires Corrêa deen_US
dc.contributor.authorEstivalete, Emerson Bianchinien_US
dc.date.accessioned2014-04-25T02:02:04Z-
dc.date.available2014-04-25T02:02:04Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/5774-
dc.description.abstractThe present work is a reflection about the integrated curriculum, its legal propositions and possibilities of practical implementation in the context of a technical course. For this qualitative investigation, the case study within the ethnographic research was selected. The field research was the oral reports of two groups of subjects belonging to the same institution, making a total of 14 participants. The first group was formed by teachers and educational technicians and the second group by students enrolled in the third year of the agriculture technical course integrated to secondary school and maintained by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Santa Catarina – Campus Rio do Sul. The data collection occured from August 2012 to October 2013 and was done through participant observation, documentary analysis and semistructured interviews. Data was analysed through Textual Discursive Analysis according to Galiazzi & Moraes (2007) and resulted in the following categories: Group A: interdisciplinary perspectives; articulation theory - practice, facing the challenges of teaching. Group Two: youth and schooling; integration of knowledge; life project and future. The research findings suggest that legal propositions related to the investigated course did not cause major changes due to the conservation of relations with capitalist system that has strongly influenced the construction of curricula of technical courses. Although the professionals involved in this research recognize the importance of integrating knowledge across the curriculum, only specific attitudes through some curriculum components or the performance of few interdisciplinary projects were identified until the end of this investigation. This study can contribute to reflections about the possibilities for building effective interdisciplinary attitudes that may be sensitive to collective demands in which the meaning of learning gain greater projection for everybody involved in the educational processes.en_US
dc.description.abstractO presente trabalho trata de uma reflexão sobre o currículo integrado, suas proposições legais e possibilidades de implementação prática no contexto de Curso Técnico de Nível Médio. Para esta investigação, de enfoque qualitativo, optou-se pelo estudo de caso do tipo etnográfico. O campo de investigação foram os depoimentos de dois grupos de interlocutores pertencentes a uma mesma Instituição, os quais totalizaram 14 participantes. O primeiro grupo foi constituído por Professores e Técnicos em Assuntos Educacionais, o segundo grupo por Alunos matriculados no terceiro ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, mantido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Campus Rio do Sul. A coleta dos dados estendeu-se de agosto de 2012 a outubro de 2013, mediante observação participante, análise documental e entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados através da Análise Textual Discursiva, conforme ensinam Moraes e Galiazzi (2011) e resultaram nas seguintes categorias: Grupo Um: perspectivas interdisciplinares; articulação teoria prática; enfrentamento aos desafios da docência. Grupo Dois: Juventude e escolarização; integração de saberes; projeto de vida e futuro. Os achados da pesquisa sugerem que as proposições legais para o curso investigado não provocaram grandes mudanças diante da conservação das relações com o sistema capitalista que influenciou fortemente a construção dos currículos dos cursos técnicos. Embora os profissionais de ensino vinculados à instituição reconheçam a importância da integração de saberes através do currículo, até o término dessa investigação, identificamos apenas atitudes pontuais através de alguns componentes curriculares ou na execução de poucos trabalhos interdisciplinares. Acredita-se que este estudo possa contribuir com reflexões acerca de possibilidades para construção efetiva de posturas interdisciplinares, que se mostrem sensíveis às demandas coletivas e, nas quais, o significado do aprender ganhe maior projeção para todos os envolvidos nos processos educacionais.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectCURRÍCULO ESCOLAR - AVALIAÇÃOpt_BR
dc.subjectENSINO MÉDIOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.titleCurrículo integrado: uma reflexão entre o legal e o realpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece nas Coleções:Dissertação e Tese

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000457206-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo3,91 MBAdobe PDFAbrir
Exibir


Todos os itens no Repositório da PUCRS estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, e estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Saiba mais.