Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/6680
Tipo: masterThesis
Título: Participação do cliente, valor econômico, conveniência e qualidade do serviço como antecedentes da satisfação do cliente em serviços financeiros
Autor(es): Souza, Alan Andrew de
Orientador: Damacena, Cláudio
Editor: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Fecha de Publicación: 2014
Palabras clave: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
VALOR (ECONOMIA)
CONSUMIDORES - SATISFAÇÃO
Resumen: A busca da satisfação do cliente com a prestação de serviços é considerada uma fonte relevante para as empresas obterem vantagem competitiva. Dessa forma, o entendimento dos antecedentes da satisfação do cliente tem sido amplamente discutido no campo de marketing, que sinaliza pesquisadores enfatizando a cocriação de valor com consumidores durante os processos de prestação de serviços baseados nas premissas da nova lógica do serviço dominante (SDL, do inglês service dominant lógic). Todavia, diversos aspectos relacionados ao tema sugerem notáveis incoerências para acadêmicos e gestores. Buscando esclarecer estes aspectos divergentes, pesquisadores destacam o entendimento sobre os efeitos que a criação compartilhada de valor entre consumidores e organizações provoca na satisfação dos clientes. Sendo assim, tentativas de explicar os efeitos que a participação do cliente causa na satisfação e percepção de valor durante o processo de prestação de serviços têm sido constantes entre os acadêmicos. Entretanto, como a satisfação é considerada um elemento complexo e abstrato, a identificação e compreensão de seus antecedentes são essenciais para o entendimento holístico de como a variável é influenciada.Para isto, o presente estudo propõe um modelo vinculando preditores da satisfação do cliente considerando as premissas da SDL e os antecedentes conveniência e qualidade do serviço, que foram identificados como aspectos relevantes na busca da satisfação dos clientes com serviços financeiros utilizados. Para testar o modelo proposto, foi conduzido um estudo utilizando-se técnicas de análise multivariada centrada na condução de modelagem de equações estruturais. Foi obtida uma amostra com seiscentos e oito casos (n= 608), a qual possibilitou a medida das variáveis investigadas através da utilização de escalas existentes para o contexto do segmento de serviços financeiros. Os participantes foram estudantes universitários oriundos de cinco diferentes universidades, que consideraram o seu principal prestador de serviços bancários para responder as questões da pesquisa. As medidas para avaliação da satisfação do cliente, valor econômico, participação do cliente, conveniência e qualidade do serviço se mostraram confiáveis e válidas. Os efeitos preditivos da conveniência, valor econômico e qualidade do serviço se apresentaram significantes na satisfação do cliente. Foi identificada a qualidade do serviço como mediadora da relação entre a conveniência e a satisfação do cliente. Entretanto, a pesquisa demonstrou que a participação do cliente apresenta um impacto negativo na satisfação do cliente, revelando achados relevantes para os temas de criação de valor compartilhada e promovendo discussões para futuras abordagens.
Reaching customer satisfaction through service delivery is considered a critical way source for companies to achieve competitive advantage. Thus, the sources of customer satisfaction has been widely discussed in the marketing field. Based on assumptions of the Service Dominant Logic (SDL), researchers have emphasized the co-creation of value by both customers and suppliers throughout the process of providing services. However, several aspects related to this matter suggest important inconsistencies, perceived by academics and managers. Seeking to clarify these ambiguities, researchers emphasize the need to understand the effects of co-creation of value by consumers and organizations on customer satisfaction. For this reason there have been continuous attempts to explain the effects of customer participation on his/her satisfaction and perceived value during the process of service delivery. Yet, since satisfaction is a complex and abstract factor, the description and understanding of its sources is an essential condition for the comprehensive understanding of how the variable is influenced.To this end, this study proposes a model that connects predictors of customer satisfaction considering SDL assumption and convenience and quality of service as sources that were identified as relevant aspects for customer satisfaction related to financial services. The proposed model tested by means of a study that resorted to multivariate analysis techniques focused on conducting structural equation modeling. A sample of six hundred and eight cases (n = 608) was obtained, which enabled the measurement of the researched variables using existing scales of satisfaction in financial services. The participants were undergraduate students from five different universities, who considered their main provider of banking services to answer the survey questions. The measures for assessing customer satisfaction, economic value, customer involvement, convenience and quality of service have proven reliable and valid. The predictive effects of convenience, economic value and quality of service have proved to be significant for customer satisfaction. Quality of service was identified as a mediator of the relationship between convenience and customer satisfaction. Results, however, have shown that customer participation has a negative impact on customer satisfaction, thus bringing relevant findings to the theme of value co-creation and presenting discussions for future studies.
URI: http://hdl.handle.net/10923/6680
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000458995-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,62 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.