Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/6764
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBorges, Regina Maria Rabellopt_BR
dc.contributor.authorDal Bosco, Caroline Araújopt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T02:02:02Z-
dc.date.available2014-08-20T02:02:02Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/6764-
dc.description.abstractConsidering the importance of developing environmental projects and educational initiatives at the local level, this study sought to identify and analyze previous knowledge of students about the Delta Jacuí State Park and its surroundings. To this end, we used a predominantly qualitative research, having as subject students in a class of 5th grade, 6th grade, in a State Primary School in the municipality of Eldorado do Sul, which is situated within the boundary of Protected Area Delta State Environmental Jacuí (APAEDJ) and the nearby State Delta Park Jacuí (PEDJ). In this context, there was development and monitoring of activities, systematic records to identify the environmental perception of the participants expressed during the activities, both individually and in group. Data were collected through three surveys on students' prior knowledge: (1) what they knew about the Delta Jacui State Park and its surroundings, from a semi-structured questionnaire; (2) what they knew about the environment, by means of written description, drawing and oral presentation environment design; and (3) what they thought about local environmental issues and their possible solutions through discussions in small groups and implementation of practical activity "Web of Environmental Problems", and the responses were plotted and interpreted. As analysis methodology was used Textual Discourse Analysis. Among other results, it was revealed that these students were not familiar with terminology such as "conservation area","State Park" and "Environmental Protection Area", but understood that they referred to places geared to care for and / or preserve the environment, nature, plants and animals. They highlighted the environmental problem of waste present both local (APAEDJ) and in the Park (PEDJ). Possible solutions proposed to this problem involves not only preventive measures and ways to mitigate the damaged one, which is in the representation of the environment prevailing in the study subjects. This representation is globalizing, which shows the relationship of reciprocity between nature and society. The environment is not only seen as a resource, but as something to be conserved and preserved for present and future generations, humans being perceived not as mere observers, but as an integral part of that reality and modifier.en_US
dc.description.abstractConsiderando a importância de desenvolver projetos e ações ambientais educativas em âmbito local, esta pesquisa buscou identificar e analisar conhecimentos prévios de alunos sobre o Parque Estadual Delta do Jacuí e de seu entorno. Para esse fim, utilizou-se uma pesquisa predominantemente qualitativa, tendo como sujeitos alunos de uma turma de 5ª série, 6o ano, em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental do município de Eldorado do Sul, que se encontra situada dentro do limite da Área de Proteção Ambiental Estadual Delta do Jacuí (APAEDJ) e nas proximidades do Parque Estadual Delta do Jacuí (PEDJ). Nesse contexto, houve desenvolvimento e acompanhamento de atividades, com registros sistemáticos, para identificar a percepção ambiental dos participantes manifestadas durante as atividades desenvolvidas, tanto individualmente como do grupo. Os dados foram obtidos mediante três levantamentos sobre conhecimentos prévios dos alunos: (1) o que eles sabiam sobre o Parque Estadual Delta do Jacuí e seu entorno, a partir de um questionário semi-estruturado; (2) o que sabiam sobre o meio ambiente, por meio de descrição escrita, desenho do meio ambiente e apresentação oral do desenho; e (3) o que pensavam sobre a problemática ambiental local e suas possíveis soluções, através de debates em pequenos grupos e aplicação da atividade prática "Teia de Problemas Ambientais", sendo as respostas diagramadas e interpretadas. Como metodologia de análise foi utilizada Análise Textual Discursiva. Entre outros resultados, foi possível perceber que esses alunos não estavam familiarizados com terminologias como "Unidade de Conservação","Parque Estadual" e"Área de Proteção Ambiental", mas compreendiam que essas terminologias se referiam a locais que, de uma forma ou outra, deveriam cuidar e/ou preservar o meio ambiente, a natureza, as plantas e os animais. Eles destacaram a problemática ambiental do lixo, presente tanto em âmbito local (APAEDJ) quanto no próprio Parque (PEDJ). As possíveis soluções que propuseram a essa problemática envolvem ações preventivas e não apenas como forma de mitigar os danos causados, o que vem ao encontro da representação de meio ambiente predominante nos sujeitos da pesquisa. Essa representação é a globalizante, a qual evidencia as relações de reciprocidade entre natureza e a sociedade. O meio ambiente não está sendo visto apenas como uma fonte de recursos, mas como algo a ser conservado e preservado para as gerações presentes e futuras, sendo os seres humanos percebidos não como meros observadores, mas como parte integrante e modificadora dessa realidade.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO AMBIENTALpt_BR
dc.subjectPROTEÇÃO AMBIENTALpt_BR
dc.subjectPARQUES ESTADUAISpt_BR
dc.titlePercepção de alunos de ensino fundamental sobre o parque estadual Delta do Jacuí e seu entornopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000460426-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo4,65 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.