Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/6870
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dc.contributor.advisorHohlfeldt, Antônio Carlospt_BR
dc.contributor.authorSantana, Gean Paulo Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2014-10-22T01:01:13Z-
dc.date.available2014-10-22T01:01:13Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/6870-
dc.description.abstractThis thesis has as its object of study song-poems, an oral poetic expression of Helvécia Quilombo, located in the extreme south of Bahia. These song-poems, built from intersubjective experiences and voiced by black women singers, sometimes are answers and sometimes are questions about the historical, social-affective and confrontations of everyday life circumstances. To register, to describe and to analyze these poetic expressions that deal with the representation of African heritage, their identities, resignifications and resistance constitute the guiding objectives of this thesis. These song-poems, as a poetic instrument of struggles and of sacred celebrations, are able to activate memories of a lived and narrated time. When voiced by these specific singers to the beat of the lying drum, such poems take shape, rhythm and meaning in the performances of bate-barriga, of embarreiro, in the litanies by presenting ancestral stories, praises and prayers, conflict, love and work. Contextually, the song-poems illustrate the meaning of the voice in Helvécia, negotiations, discussions and struggles for citizenship and freedom from Cologne Leopoldina, an allotment established in 1818 and from which Helvécia Quilombo has its origin. It is highlighted in this thesis, the role that the song-poem reveals, from its poetic discourses and social voices related to Helvécia, its history and its people, and its outstanding importance in the maroon recognition process. This thesis promotes a direct dialogue between the discourses of such women singers and the theoretical basis and has culminated with a production of a dvd to demonstrate the performance so important to the poetic of these women singers of Helvécia and the transcription of every song-poem voiced by them, important to mention for the first time recorded. The results of this research and the analyzes that support this thesis dialogue with the conception of otherness proposed by Bakhtin; with the theories of the living tradition, according to Hampâté Bâ; the presence of voice and poetic orality in Paul Zumthor; the literalization of orality in Jean Derrive; concept of narrator and story in Walter Benjamin and, Walter Ong and the psychodynamics of orality.en_US
dc.description.abstractEsta tese tem como objeto de estudo os cantos-poemas, uma expressão poética oral do quilombo de Helvécia, no Extremo Sul da Bahia. Estes cantos-poemas, construídos a partir de experiências intersubjetivas, e vocalizados pelas negras cantadoras, ora são respostas, ora são questionamentos às circunstâncias históricas, socioafetivas e aos confrontos da vida cotidiana. Registrar, descrever e analisar essa poética no que traz de expressões que lidam com a representação da herança africana, suas identidades, ressignificações e resistência se constituem objetivos norteadores dessa tese. Os cantos-poemas, como instrumento poético, de lutas e de celebrações sagradas, acionam memórias do tempo vivido e do contado. Tais cantos-poemas, quando vocalizados pelas cantadoras ao toque do tambor deitado, ganham corpo, ritmo e significação nas performances do bate-barriga, do embarreiro, nas litanias, ao explicitarem histórias ancestrais, louvores e orações, conflitos, amores e trabalho. Contextualmente, os cantos-poemas ilustram o sentido da voz em Helvécia, negociações, reflexões e lutas pela cidadania e pela liberdade desde a Colônia Leopoldina, uma sesmaria constituída em 1818 e da qual se originou o atual Quilombo de Helvécia. Destaca-se nessa tese, o papel que o canto-poema revela, a partir de seus discursos poéticos e vozes sociais, em relação a Helvécia, sua história e sua gente, e a sua devida importância no processo de reconhecimento quilombola. Esta tese, no percurso da escrita, promove um diálogo direto entre os discursos das mulheres cantadoras e o aporte teórico, assim como culminou com a produção de um dvd, para demonstrar a performance tão importante a poética das mulheres cantadoras de Helvécia e a transcrição de todos os cantos-poemas por elas vocalizados, importante destacar registrados pela primeira vez. Os resultados da pesquisa e as análises que sustentam esta tese dialogam com a concepção de alteridade, proposta por Bakhtin; com as teorias da tradição viva, segundo Hampâté Bâ; a presença da voz e oralidade poética, em Paul Zumthor; literalização da oralidade em Jean Derrive; conceito de narrador e história, em Walter Benjamin e, em Walter Ong, a psicodinâmica sobre a oralidade.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectLITERATURA BRASILEIRA - HISTÓRIA E CRÍTICApt_BR
dc.subjectPOESIAS BRASILEIRAS - HISTÓRIA E CRÍTICApt_BR
dc.subjectANÁLISE LITERÁRIApt_BR
dc.titleVozes e versos quilombolas: uma poética identitária e de resistência em Helvéciapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelDoutoradopt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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