Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/7046
Type: masterThesis
Title: Impacto da prematuridade no desenvolvimento cognitivo em crianças em idade escolar
Author(s): Basso, Lissia Ana
Advisor: Arteche, Adriane Xavier
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduate Program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Issue Date: 2014
Keywords: PSICOLOGIA INFANTIL
PSICOLOGIA COGNITIVA
PREMATUROS - PSICOLOGIA
INTELIGÊNCIA
DESEMPENHO ESCOLAR
Abstract: A interrupção das etapas gestacionais é uma importante covariante no risco de desenvolvimento de déficits nas capacidades funcionais e problemas cognitivos. Entretanto, há uma carência de estudos nacionais que caracterizem o QI geral e as funções executivas em crianças prematuras em idade escolar. Nesse contexto, o objetivo desta dissertação foi verificar a repercussão da prematuridade no desenvolvimento cognitivo em crianças em idade escolar. Para isso, foram realizados dois estudos, um teórico e outro empírico. O estudo teórico consiste em uma revisão sistemática que descreve dados empíricos sobre o QI geral e /ou Funções Executivas em crianças prematuras e controles a termo. A WISC foi o instrumento mais utilizado para avaliar o QI geral, com frequência de 41,66%. Houve ampla variabilidade em relação aos instrumentos utilizados para avaliar as FE’s. Poucos estudos mencionam a estatística quanto à intensidade da relação entre duas variáveis. O estudo empírico examinou as repercussões do nascimento prematuro em crianças prematuras e controles. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa com delineamento transversal de grupos contrastantes composta por 111 crianças (62 prematuras e 49 controles), com idades entre 7 a 13 anos (M=9,68, DP=13,68), nascidas na serra Gaúcha. Os resultados sustentam a hipótese de que a interrupção do desenvolvimento gestacional aumenta o risco de dificuldades no desempenho acadêmico, FE’s e QI geral. Além disso, fatores associados (aleitamento materno, pré-escolaridade e nível socioeconômico) levam à piora no desenvolvimento cognitivo.
The interruption of the gestacional course is an important risk factor for the development of functional capabilities and cognitive deficits. However, there is a lack of nacional studies that feature overall IQ and executive functions in preterm school-aged children. In this context, this study objective was to verify the impact of prematurity in school-aged children's cognitive development. To achieve this, two studies were conducted, one theoretical and the other one empirical. The theoretical study consists of a systematic review that describes empirical data on the general IQ and/or executive functions in preterm and full-term controls children. WISC was the most used scale to assess the overall IQ, with 41,66% of selected papers. There was wide variability of instruments used to evaluate the Executive Functions. Few studies indicate the measures and the intensity of the relation between two variables. The empirical study, in turn, considered the effects of premature birth in preterm and control children. A quantitative survey was conducted with cross-sectional design of contrasting groups composed of 111 children (62 preterm and 49 full-term), aged between 7 and 13 years old (M=9,68, SD=13,68) born in south Brazil (Rio Grande do Sul). The results support the hypothesis that interruption of gestational development increases the risk of difficulties in academic performance, EF and overall IQ. In addition, associated factors (breastfeeding, pre-school, socioeconomic level) lead to deterioration in cognitive development.
URI: http://hdl.handle.net/10923/7046
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000465433-Texto+Parcial-0.pdfTexto Parcial2,37 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.