Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/7054
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDelanoy, Cláudio Primopt_BR
dc.contributor.authorRosa, Gabrielle Perotto de Souza dapt_BR
dc.date.accessioned2015-03-05T02:01:06Z-
dc.date.available2015-03-05T02:01:06Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/7054-
dc.description.abstractA proposta deste trabalho é analisar se os livros didáticos utilizados para o ensino de Língua Portuguesa como Língua Estrangeira preveem, em seus textos e atividades, a percepção do sentido dos discursos por parte do aluno. A necessidade dessa análise provém da constatação de que é importante, para um aprendiz de português como L2, que o ensino da língua seja muito mais do que vocabular e gramatical, mas que esse aprendiz compreenda o sentido da língua, o que está intrínseco no discurso. Por meio da Teoria da Argumentação na Língua, de Oswald Ducrot, Marion Carel e outros colaboradores, pretende-se utilizar sua terceira fase de desenvolvimento, a Teoria dos Blocos Semânticos, para realizar essa análise. Essa teoria semântica se distingue de outras teorias semânticas porque considera que o sentido é argumentativo e está na língua. Os textos dos livros de Língua Portuguesa para estrangeiros analisados são os mais utilizados em cursos de PLE no Brasil e disponíveis no mercado. A aplicação da análise pela Teoria dos Blocos Semânticos irá mostrar se os textos e as interpretações colaboram de forma eficaz para o desenvolvimento do domínio da língua portuguesa como segunda língua.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to analyze whether the textbooks used for teaching Portuguese as a Foreign Language predict, in their writings and activities, the feeling the speaking by students. The need for this analysis comes from the observation that it is important for a learner of Portuguese as a second language to understand that language teaching is much more than vocabulary and grammar, but that the learner understands the meaning of the language, which is intrinsic in speech. Through the Theory of Argumentation in Language by Oswald Ducrot, Marion Carel and other employees, we intend to use its third phase of development, the Semantic Theory of Blocks to perform this analysis. This semantic theory is distinguished from other semantic theories because it considers that the direction is argumentative and is in the language. The books of the Portuguese Language for foreigners analyzed are the most used in PLE courses available in the market. The application of the analysis by the Theory of Semantic Blocks will show the texts and interpretations collaborate effectively to the development of the field of English as a second language.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectLINGUÍSTICApt_BR
dc.subjectPORTUGUÊS - ENSINO - ESTUDANTES ESTRANGEIROSpt_BR
dc.subjectLIVROS DIDÁTICOS - AVALIAÇÃOpt_BR
dc.subjectARGUMENTAÇÃOpt_BR
dc.subjectSEMÂNTICApt_BR
dc.titleO sentido construído pelo discurso no ensino de língua portuguesa como língua estrangeirapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000466025-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,95 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.