Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/7377
Tipo: masterThesis
Título: Mônica vai jantar
Autor(es): Boaventura, Davi Oliveira
Orientador: Assis Brasil, Luiz Antonio de
Editora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Data de Publicação: 2015
Palavras-chave: ESCRITA CRIATIVA
NARRATIVA - ANÁLISE LINGUÍSTICA
NOVELA - TÉCNICA
Resumo: Resultado de uma experiência pioneira no Brasil, o programa de pós-graduação stricto sensu em Escrita Criativa da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), esta dissertação apresenta uma composição em dois níveis: uma história ficcional, Mônica Vai Jantar, inédita e escrita durante o período de mestrado, e um en-saio reflexivo complementar, servindo como posfácio. Mônica Vai Jantar é uma novela, tendo um fluxo de consciência como base literária, ou, mais especificamente, um monó-logo narrado, contendo uma longa única frase, na qual são utilizadas apenas vírgulas como sinal de pontuação, em conjunto com raros pontos de interrogação. O texto conta a confusão mental de uma personagem que, enquanto se prepara para uma festa, desco-bre que o marido estava se masturbando dentro de um ônibus. O ensaio reflexivo, por sua vez, jamais um passo a passo, é um breve percurso narrativo de minhas influências, dúvidas, decisões, dificuldades, referências autorais, referências teóricas, conversas fic-cionais e pessoais que me nortearam na redação da obra.
Outcome of a pioneering experience in Brazil, the Creative Writing postgraduate program of Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), this dis-sertation presents a two level composition: a fictional story, Mônica Vai Jantar, un-published and written during the master’s degree period, and a complementary reflexive essay, here serving as an afterword. Mônica Vai Jantar is a novelette, having stream of consciousness as literary basis, or, specifically, a narrated monologue, containing a sin-gle long sentence, in which I use only commas as punctuation mark, along with rare question marks. It tells the mind confusion of a character that, while preparing for a party, finds out her husband was masturbating inside a bus. The essay, in its own turn, never a step-by-step follow up, is a short narrative route of my influences, doubts, deci-sions, difficulties, authorial references, theoretical references, fictional and personal conversations that helped me through the writing of this work.
URI: http://hdl.handle.net/10923/7377
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