Utilize este identificador para citar ou criar um atalho para este documento: https://hdl.handle.net/10923/7658
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dc.contributor.advisorPase, André Fagundes-
dc.contributor.authorSilva, Rodrigo Portes Valente da-
dc.date.accessioned2015-10-28T01:15:21Z-
dc.date.available2015-10-28T01:15:21Z-
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/7658-
dc.description.abstractThis research aims to understand the characteristics of games that can be linked to the needs of the current economy of attention. As object of study, it was chosen one of the main products of the company Supercell, called Clash of Clans. The game is a free application, available in the online stores of Apple Store and Google Play, to be used in tablets and smartphones. Since 2012, the year it was released worldwide, occupies the top positions in profitability of the category, considering the digital mobile platforms. To achieve the objectives of this research, the evolution of the media was studied, from mass culture to the culture of convergence. Considering the mobile communication technologies, the values to capture and retain the attention of the public in excess of context information have been identified, but also a lot of dispersion. In this opportunity, the characteristics were observed of games, considered one of the most profitable cultural products in the age of cyberspace. For game analysis Clash of Clans, a game design model was used to assess the possible effects on management attention. The methodological aspects were identified samples of the study and the analysis of categories, using as data processing description of gameplay and images of the game. Finally, the results were presented that identified convergent features between games and the current context of communication that can behold the lucrative process to capture and retain the attention of their audiences.en_US
dc.description.abstractEsta pesquisa tem o objetivo de compreender as características dos games que podem estar associadas às necessidades da atual economia de atenção. Como objeto de estudo, foi escolhido um dos principais produtos da empresa finlandesa Supercell, chamado Clash of Clans. O jogo é um aplicativo gratuito, disponibilizado nas lojas virtuais da Apple Store e Google Play, para ser usado em tablets e smartphones. Desde 2012, ano em que foi lançado mundialmente, ocupa as primeiras posições em rentabilidade da categoria, considerando as plataformas móveis digitais. Para atingir os objetivos desta pesquisa, foi estudada a evolução dos meios de comunicação, desde a cultura de massa até a cultura da convergência. Considerando as tecnologias móveis de comunicação, foram identificados os valores para captar e reter a atenção dos públicos em um contexto de excesso de informação, mas também de muita dispersão. Nesse ensejo, foram observadas as características dos games, considerados um dos produtos culturais mais rentáveis na era do ciberespaço. Para a análise do game Clash of Clans, foi utilizado um modelo de game design para avaliar seus possíveis efeitos no gerenciamento de atenção. Nos aspectos metodológicos, foram identificadas as amostras do estudo e as categorias de análise, utilizando como tratamento de dados a descrição do gameplay e das imagens do jogo. Por fim, foram apresentados os resultados obtidos, que identificaram características convergentes entre os games e o atual contexto da comunicação, que podem tornar lucrativo o processo de captar e reter a atenção dos seus públicos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectCOMUNICAÇÃO DE MASSApt_BR
dc.subjectMÍDIA DIGITALpt_BR
dc.subjectMOBILIDADEpt_BR
dc.subjectECONOMIA DE ATENÇÃOpt_BR
dc.subjectSMARTPHONESpt_BR
dc.subjectJOGOS ELETRÔNICOS - DESENVOLVIMENTOpt_BR
dc.titleClash of Clans: análise do game design de um jogo gratuito, mas lucrativo para a economia de atençãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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