Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10923/7901
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFernandes, Cleoni Maria Barboza
dc.contributor.authorVilarino, Josiane Benedito
dc.date.accessioned2016-03-29T02:05:36Z-
dc.date.available2016-03-29T02:05:36Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/7901-
dc.description.abstractEsta dissertação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Formação, Políticas e Práticas em Educação, no Curso Stricto Sensu de Mestrado, do Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGEDU) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. A presente pesquisa tem como questão maior compreender como as professoras concebem os três primeiros anos do Ensino Fundamental para o processo de aquisição da leitura e da escrita. Nesse sentido, a pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, em um estudo de caso, cujos métodos de coletas foram: entrevistas semiestruturadas, observação contínua e princípios da análise documental (leitura dos planos de ensino). A pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual de Porto Alegre, tendo como objeto de estudo três turmas, 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. A análise dos dados foi feita a partir da Análise Textual Discursiva (ATD). Este estudo está ancorado nas contribuições teóricas de Magda Soares, Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, Isabel Solé, Paulo Freire, Cleoni Maria Barboza Fernandes, Marli André, entre outros. Os resultados apontam para o caminhar do processo de alfabetização na perspectiva de alfabetizar letrando. Contudo, ainda se faz necessário avançar em vários aspectos, principalmente no que diz respeito à condição de trabalho do professor, elemento indispensável para a construção de uma educação de qualidade.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation was developed in the line of research Formation, Policy and Practice in Education, on the Stricto Sensu Masters Program from the Post-Graduate program in Education (PPGEDU) of the Pontifical Catholic University of the state of Rio Grande do Sul (PUCRS). The main goal in this research is to comprehend how teachers conceive the first three years of primary school for the process of acquisition of reading and writing. In this sense, the research has been developed from a qualitative approach, on a case study whose data-collecting methods were: semistructured interviews, continuous observation and the principles of documentary analysis (reading lesson plans). The research was performed in a public school from Porto Alegre, Brazil, having as subjects three classes, 1st, 2nd and 3rd years of primary school. The data analysis was made from the Discursive Textual Analysis point of view. This study is anchored on the theoretical contributions of Magda Soares, Emilia Ferreiro and Ana Teberosky, Isabel Solé, Paulo Freire, Cleoni Maria Barboza Fernandes, Marli André, amongst others. The results point to the progression of literacy in the perspective of alphabetizing via transmitting the necessary abilities for one to read and write. However, the advance on several aspects is still needed, especially concerning the teachers’ work conditions, an indispensable element for building a quality education.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.subjectAPRENDIZAGEMpt_BR
dc.subjectALFABETIZAÇÃOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleO ensino fundamental de nove anos: as concepções das professoras a respeito dos três primeiros anos para o processo de aquisição da leitura e da escritapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Appears in Collections:Dissertação e Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000477775-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,09 MBAdobe PDFOpen
View


All Items in PUCRS Repository are protected by copyright, with all rights reserved, and are licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Read more.