Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://hdl.handle.net/10923/8329
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGerbase, Carlos$$d1959-
dc.contributor.authorFischer, Janaína Daudt
dc.date.accessioned2016-06-02T12:45:33Z-
dc.date.available2016-06-02T12:45:33Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/8329-
dc.description.abstractExiste um “jeito Guel Arraes” de fazer televisão? E, em caso positivo, seria esta uma produção somente possível em um tempo e um espaço específicos? Como as técnicas de comicidade são utilizadas na produção de sentido na escrita dos diálogos de roteiro? Estas e outras questões são percorridas na presente pesquisa, que analisou os diálogos de doze roteiros da série “A Comédia da Vida Privada”, produzida e exibida de 1995 a 1997, pelo Núcleo Guel Arraes da Rede Globo de Televisão. A abordagem metodológica propõe um elo entre as ferramentas da Análise Fílmica e a perspectiva dos Estudos Culturais (utilizando como inspiração o Circuito Cultural de Richard Johnson) no intuito de depreender as relações entre quem escreve, o que escreve e as culturas vividas que formam e são formadas tanto por produtores quanto por espectadores. Algumas categorias de análise foram criadas, baseandose principalmente na leitura de “O Riso” de Henri Bergson, tais como: “inversão”, “repetição”, “inteligência em oposição à emoção” e “dimensão ética do humor”, entre outras. A análise buscou integrar estas categorias com aspectos culturais brasileiros, a partir de autores como Roberto DaMatta e Mirian Goldenberg. Uma entrevista com o realizador Guel Arraes também compõe o arcabouço de referenciais desta pesquisa, assim como leituras relativas à narrativa, humor, comédia, roteiro e diálogos. Entre as considerações finais cabe destacar que se percebe direta relação entre os diálogos analisados e aspectos da cultura brasileira do final do século XX, assim como considera-se existir um “posicionamento” dos autores a partir do qual comunicam uma visão do Brasil. A pesquisa pretende contribuir para o aprofundamento teórico sobre a prática da escrita de diálogos de roteiro de comédia para a televisão brasileira.pt_BR
dc.description.abstractIs there a “Guel Arraes way” (Guel Arraes Center, Globo TV) to create television content? And if so, would this production only be possible in a specific time and place? How are the comic techniques used in the production of meaning in dialogue scriptwriting? These and other issues are covered in this research, which analyzed the dialogues of twelve scripts of the series “The Comedy of Private Life”, produced and aired by Globo TV from 1995 to 1997, created by Guel Arraes Center. The methodological approach proposes a link between the tools of Film Analysis and the perspective of Cultural Studies (using as inspiration the Cultural Circuit of Richard Johnson) in order to infer the relationship between the writer, the writing and the lived cultures that form and are formed both by producers and spectators. Some categories were created, based mainly on the reading of Henri Bergson’s book “Laughter”, such as “inversion”, “repetition”, “intelligence opposed to emotion” and “ethical dimension of humor”, among others. The analysis sought to integrate these categories with Brazilian cultural aspects, inspired by authors like Roberto DaMatta and Mirian Goldenberg. An interview with the director Guel Arraes also makes up the reference’s framework of this research, as well as readings on narrative, humor, comedy, scriptwriting and dialogues. Among the final considerations, we should highlight that is noticed direct relationship between the analyzed dialogues and aspects of Brazilian culture of the late twentieth century, and it is considered that there is a “positioning” of the authors from which they communicate a vision of Brazil. The research aims to contribute to the theoretical study on the practice of writing comic dialogues on scripts for Brazilian television.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectTELEVISÃO - ROTEIROSpt_BR
dc.subjectCOMÉDIApt_BR
dc.subjectHUMORpt_BR
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.titleO humor nos roteiros de “A comédia da vida privada”: uma visão a partir de seus diálogospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
Aparece en las colecciones:Dissertação e Tese

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
000478522-Texto+Completo-0.pdfTexto Completo1,15 MBAdobe PDFAbrir
Ver


Todos los ítems en el Repositorio de la PUCRS están protegidos por derechos de autor, con todos los derechos reservados, y están bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Sepa más.