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dc.contributor.advisorMarczak, Sabrina dos Santos
dc.contributor.authorCastro, Flávio Steffens de
dc.date.accessioned2016-07-22T12:05:32Z-
dc.date.available2016-07-22T12:05:32Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10923/8570-
dc.description.abstractGamification é o uso de elementos de jogos em contextos além de jogos para motivar pessoas a atingirem seus objetivos. Seu uso tem se tornado popular nas empresas de desenvolvimento de software devido a este tipo de trabalho ser baseado em atividades cognitivas e intelectuais. Esta dissertação apresenta um framework que identifica problemas comuns de colaboração em equipes de desenvolvimento de software e como podemos aplicar elementos de jogos para mitigá-los, agindo como catalizador de mudança de comportamentos. O framework foi definido baseado em uma revisão de literatura e em um estudo de campo com profissionais de desenvolvimento de software e gamification. Na avaliação preliminar realizada com especialistas, foram encontradas evidências da aplicabilidade desde framework como um motivador para incentivar a colaboração em equipes de software. Este framework pode ser usado por gerentes e líderes para promover mudanças de comportamentos em equipes, pesquisadores para aprofundar os conhecimentos nos tópicos de gamification e colaboração, e designers para desenvolverem práticas de gamification em ferramentas de colaboração de equipes.pt_BR
dc.description.abstractGamification is the use of game elements in non-game context to motivate people to achieve goals. Its use is becoming very popular in software development organizations due to work being based upon human-centric and brain-intensive activity. This research presents a framework that identifies common collaboration issues that affect software development teams and how to apply game elements to mitigate them by jump starting behavior change. The framework is defined based on literature and on a field study with gamification and software development professionals. In its preliminary evaluation with practitioners and specialists, they presented evidences of the applicability of this framework as a motivator to foster collaboration in software teams. The framework can be used by management to promote behavioral change in their industrial teams and by researchers to advance the state of the art in collaboration in the field. Tool designers can also benefit from it by having access to the comprehensive and compiled body of knowledge to inspire them to design new tools or improve current ones to support collaboration in software teams.en_US
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectENGENHARIA DE SOFTWAREpt_BR
dc.subjectFRAMEWORKpt_BR
dc.subjectINFORMÁTICApt_BR
dc.titleA gamification framework as a collaboration motivator for software development teamspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Informáticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.publisher.placePorto Alegrept_BR
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